O presente trabalho apresenta através de um relato de experiência o uso da gamificação nas aulas de Informática Educativa na Escola Moderno – Centro de Ensino, Educação e Cultura localizada no centro da cidade de Macapá – AP, como uma forma de incentivar o aluno a aprender brincando, tornando o ato de brincar estimulador no processo de alfabetização. Esta pesquisa está sendo realizada na Educação Infantil, compreendendo o 1º Peíodo ao 1º Ano, as aulas de Informática ocorrem a cada duas semanas com duração de 45 minutos para cada turma e tem o objetivo de reforçar os conteúdos aprendidos em sala de aula, promover o letramento digital e o domínio de ferramentas tecnológicas, dessa maneira os jogos digitais propiciam aos alunos através do Software GCompris que é um software livre e do Jogo Educacional Brincando com Ariê disponível na interne, o reconhecimento de sílabas, formação de palavras, coordenação motora e uma gama infinita de ferramentas que fazem parte do processo de alfabetização do aluno. A utilização da gamificação nas aulas de informática tem o objetivo de buscar a maior concentração dos alunos, estímulo à realização das tarefas, e principalmente estimular os alunos a fazer o uso correto dos equipamentos do laboratório de informática. Os resultados iniciais apontaram que a gamificação está transformando o ato de educar, promovendo nos alunos a vontade de participar das aulas contribuindo para o bom uso do ambiente, pois a gamificação através de desafios e recompensas está sendo uma metodologia potencializadora para o ensino.