Atualmente o modelo de ensino nas escolas brasileiras evoluíram de forma positiva, porém ainda na maioria das escolas o ensino tradicional perpetua-se, com o qual a maioria dos estudantes são colocados em segundo plano, e acabam por se tornarem passivos e desestimulados em relação ao ensino. Ainda há poucos estudos em relação a utilização de jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo objetiva-se em apresentar aos estudantes o modelo didático “Adedonha,” este utilizado como ferramenta prático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. A atividade foi desenvolvida com estudantes do 2° ano do Ensino Médio em uma escola Estadual no Município de Bezerros – PE. Com a aplicação do modelo didático, os alunos se mostraram ativos, interessados, fazendo indagações, mencionando palavras ligada ao tema, tentando envolver no assunto, a fim de conseguir pontuação para a equipe, existindo um espírito de competitividade por parte deles, sendo isso um ponto positivo. Com a atividade foi possível promover a criatividade, pensamento lógico e estimulação do uso do conhecimento prévio dos estudantes.