O contexto histórico do acesso à educação superior brasileira, se por um lado demonstra as origens das desigualdades nesse nível de ensino, por outro aponta para as significativos melhorias alcançadas, sobretudo, a partir da formulação e implementação das políticas públicas educacionais, especialmente às voltadas à expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), oportunizando aos brasileiros pertencentes às classes sociais C, D e E ingressar em uma universidade pública federal. Com a inserção dos menos favorecidos nesses espaços de conhecimento, emerge também a necessidade de mais investimentos no âmbito da assistência estudantil, visto que a concretização do direito à educação superior não se limita ao acesso, mas requer do poder público instrumentos que garantam aos estudantes a permanência na instituição até a conclusão do curso. Diante do exposto, o presente artigo busca discutir acerca do papel das residências universitárias na efetivação do direito à educação superior. A pesquisa foi realizada no seio do Programa de Residência Universitária para Graduação (PRUG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), notadamente, nas unidades residenciais da Sede da instituição, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a análise documental, aplicação de questionários e realização de entrevista semiestruturada. As informações obtidas foram analisadas com inspiração na Análise de Discurso. A investigação revelou que o PRUG tem sido a razão de ser estudante universitário de muitos dos residentes, posto que as contribuições do Programa não se limitam à promoção da permanência, mas proporcionam também o próprio acesso ao ensino superior, segundo relatos de 75% dos pesquisados.