Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LÚDICO, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) GT 15. Ensino de Línguas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48875
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 601
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Sabe-se que o ensino de português nas escolas durante o ensino fundamental muitas vezes é falho, pois geralmente os profissionais da língua materna trabalham acumulando os conteúdos propostos por um plano de ensino sem produzir práticas concretas. Nesse sentido, o presente artigo vem refletir sobre as técnicas de ensino da língua portuguesa pautada na ludicidade, sendo esta sem caráter tradicional. Serão colocadas em pauta as teorias sócio comunicativas expostas por intelectuais que se dedicaram a estudar o lúdico e suas estratégias que são cabíveis aos processos de ensino de língua portuguesa nas séries finais do ensino fundamental – enfatizando que o lazer e a recreação são fundamentais para que o discente se torne autônomo e capaz de viver em sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID601_26032018233759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO DOS SANTOS DANTAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "dyghusoueu@bol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48875
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 601
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Sabe-se que o ensino de português nas escolas durante o ensino fundamental muitas vezes é falho, pois geralmente os profissionais da língua materna trabalham acumulando os conteúdos propostos por um plano de ensino sem produzir práticas concretas. Nesse sentido, o presente artigo vem refletir sobre as técnicas de ensino da língua portuguesa pautada na ludicidade, sendo esta sem caráter tradicional. Serão colocadas em pauta as teorias sócio comunicativas expostas por intelectuais que se dedicaram a estudar o lúdico e suas estratégias que são cabíveis aos processos de ensino de língua portuguesa nas séries finais do ensino fundamental – enfatizando que o lazer e a recreação são fundamentais para que o discente se torne autônomo e capaz de viver em sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15. Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID601_26032018233759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO DOS SANTOS DANTAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "dyghusoueu@bol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Sabe-se que o ensino de português nas escolas durante o ensino fundamental muitas vezes é falho, pois geralmente os profissionais da língua materna trabalham acumulando os conteúdos propostos por um plano de ensino sem produzir práticas concretas. Nesse sentido, o presente artigo vem refletir sobre as técnicas de ensino da língua portuguesa pautada na ludicidade, sendo esta sem caráter tradicional. Serão colocadas em pauta as teorias sócio comunicativas expostas por intelectuais que se dedicaram a estudar o lúdico e suas estratégias que são cabíveis aos processos de ensino de língua portuguesa nas séries finais do ensino fundamental – enfatizando que o lazer e a recreação são fundamentais para que o discente se torne autônomo e capaz de viver em sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.