RESUMO: O presente texto tem como objetivo apresentar parte de uma pesquisa sobre a
formação continuada dos profissionais da Pedagogia no Brasil a partir da deva de 1990. Buscase
compreender os sentidos dessa formação para o processo de profissionalização,
principalmente na construção da identidade desse profissional em sua relação com os saberes
construídos ao longo de seu trabalho. Como metodologia, adotou-se a revisão bibliográfica de
vários artigos e livros de autores/as da área e de campos de conhecimento diversos os quais
diretamente e indiretamente contribuem para se pensar reflexivamente a docência na área da
Pedagogia e sua profissionalização específica. Também, partiu-se do entendimento de que os
sentidos legais e formais da formação continuada de pedagogos/as tem, desde a década de 1990,
se direcionado a atender aos interesses da competência no interior do neoliberalismo que se
expressa como consequência da crise capitalista. Por isso, como resultado parcial, apontamos a
necessidade de entender que a formação continuada para a Pedagogia tem sido direcionada ao
saber fazer prático e pouco aprofundado, implicando numa profissionalização técnica e
pragmática, esvaziada da práxis.