O presente ensaio intitulado “O despertar da aprendizagem significativa na escola: O olhar dos docentes de uma escola pública da SEEDF”, tem por objetivo geral analisar a formação de professores para proporcionar uma aprendizagem significativa ao educando, baseada no diálogo, autonomia e desenvolvimento da criticidade. A pesquisa será de natureza qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica e de campo. O estudo de campo será realizado com quatro professoras do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O instrumento de pesquisa utilizado será: questionário de perguntas abertas e fechadas aplicado para as professoras deste seguimento. Por fim, espera-se despertar a sensibilidade para a consciência dos docentes quanto à importância de utilizar e apropriar-se de técnicas pedagógicas capazes de aprimorar e desenvolver o aluno, além disso, oportunizar e valorizar mecanismos e práticas pedagógicas que agucem a ação autônoma do aluno na escola, propiciando-o ser o sujeito da sua própria aprendizagem, neste caso, valorizando a aprendizagem significativa na sala de aula.