Neste artigo, pretende-se discutir de forma objetiva as metodologias de ensino e suas influências que podem vir a causar mudanças com relação ao contexto escolar ao qual o professor/aluno se encontra inserido. Dessa forma, é pertinente analisar como vem sendo trabalhado essa temática em sala de aula e quais as implicações que a mesma traz para o processo de ensino e aprendizagem, tentando buscar e refletir meios estratégicos que visem um melhor rendimento escolar. Assim, para elucidar as discussões desenvolvidas no decorrer deste artigo recorremos a Bruner (1998; 2001); Chalita (2003); Freire (1996); Totis (1991) entre outros estudiosos. Motivados pela perspectiva de promover contribuições para o aprimoramento da prática docente, esperamos que as discussões realizadas possam vislumbrar o anseio de promover um ensino de qualidade, bem como ampliar a compreensão dos estudos vinculados à temática, tentando adquirir cada vez mais conhecimento para que isso contribua de forma significativa na prática docente do professor, onde venha a despertar um interesse maior para novas metodologias que influenciem diretamente na vida educacional do aluno.