A TRIGONOMETRIA NO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- IFPB- CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46164 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 731 "inscrito_id" => 2186 "titulo" => "A TRIGONOMETRIA NO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- IFPB- CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => """ Resumo\r\n \r\n \r\n Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o escopo e as limitações de uma intervenção didática no processo ensino-aprendizagem dos conceitos trigonométricos dirigidos aos aprendizes do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do IFPB, por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa de natureza descritiva e analítica. Inicialmente, foi mapeado através de um pré-teste dos subsunçores (elementos integrantes) da teoria da aprendizagem Ausubeliana significativa. Em seguida, os aprendizes estiveram envolvidos em uma estratégia didática para a construção dos conceitos de trigonometria. Eles foram submetidos a um pós-teste como forma de mapear a evolução da posse de conceitos adquiridos ao longo do processo. Para a análise qualitativa, utilizamos a Taxonomia Bloom atualizada, avaliada pela distribuição t-student, com índice de confiança de 95% e margem de erro de 2. Para as pontuações após o teste, pode-se avaliar que a metodologia Aplicada pelo módulo de ensino permitiu aos alunos melhorar a aprendizagem na aplicação, (re) conhecimento e compreensão.\r\n \r\n Palavras-chave: ensino de trigonometria; Aprendizagem significativa; Ensino técnico integrado. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE TRIGONOMETRIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA;, ENSINO TÉCNICO INTEGRADO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID2186_19082018173556.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO GUTEMBERG RESENDE LINS " "autor_nome_curto" => "ANTONIO GUTEMBERG" "autor_email" => "linsgutemberg@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46164 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 731 "inscrito_id" => 2186 "titulo" => "A TRIGONOMETRIA NO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- IFPB- CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => """ Resumo\r\n \r\n \r\n Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o escopo e as limitações de uma intervenção didática no processo ensino-aprendizagem dos conceitos trigonométricos dirigidos aos aprendizes do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do IFPB, por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa de natureza descritiva e analítica. Inicialmente, foi mapeado através de um pré-teste dos subsunçores (elementos integrantes) da teoria da aprendizagem Ausubeliana significativa. Em seguida, os aprendizes estiveram envolvidos em uma estratégia didática para a construção dos conceitos de trigonometria. Eles foram submetidos a um pós-teste como forma de mapear a evolução da posse de conceitos adquiridos ao longo do processo. Para a análise qualitativa, utilizamos a Taxonomia Bloom atualizada, avaliada pela distribuição t-student, com índice de confiança de 95% e margem de erro de 2. Para as pontuações após o teste, pode-se avaliar que a metodologia Aplicada pelo módulo de ensino permitiu aos alunos melhorar a aprendizagem na aplicação, (re) conhecimento e compreensão.\r\n \r\n Palavras-chave: ensino de trigonometria; Aprendizagem significativa; Ensino técnico integrado. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE TRIGONOMETRIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA;, ENSINO TÉCNICO INTEGRADO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID2186_19082018173556.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO GUTEMBERG RESENDE LINS " "autor_nome_curto" => "ANTONIO GUTEMBERG" "autor_email" => "linsgutemberg@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }