Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESCRIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO FUNADAMENTAL

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTRATÉGIA DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46531
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2098
    "inscrito_id" => 1949
    "titulo" => "ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESCRIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO FUNADAMENTAL"
    "resumo" => "No ensino de ciências, as aulas práticas com caráter experimental, estão cada vez mais presentes nas rotinas escolares. Essas atividades são implementadas pelos docentes com a intenção de mobilizar novas competências discentes e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. O propósito deste estudo é descrever uma sequência didática estruturada a partir de uma atividade prática demonstrativa e avaliar a participação e engajamento dos estudantes envolvidos. A pesquisa, fundamentada em princípios qualitativos, insere-se também no âmbito da formação de futuros professores, tendo a Educação Básica como campo de intervenção. Os resultados obtidos ratificam a necessidade de renovação metodológica e o compromisso com construção de conhecimentos capazes de repercutir de forma positiva na vida dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTRATÉGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1949_09092018195317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA RODRIGUES OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "lucii.rodriigues@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46531
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2098
    "inscrito_id" => 1949
    "titulo" => "ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESCRIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO FUNADAMENTAL"
    "resumo" => "No ensino de ciências, as aulas práticas com caráter experimental, estão cada vez mais presentes nas rotinas escolares. Essas atividades são implementadas pelos docentes com a intenção de mobilizar novas competências discentes e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. O propósito deste estudo é descrever uma sequência didática estruturada a partir de uma atividade prática demonstrativa e avaliar a participação e engajamento dos estudantes envolvidos. A pesquisa, fundamentada em princípios qualitativos, insere-se também no âmbito da formação de futuros professores, tendo a Educação Básica como campo de intervenção. Os resultados obtidos ratificam a necessidade de renovação metodológica e o compromisso com construção de conhecimentos capazes de repercutir de forma positiva na vida dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTRATÉGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1949_09092018195317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA RODRIGUES OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "lucii.rodriigues@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

No ensino de ciências, as aulas práticas com caráter experimental, estão cada vez mais presentes nas rotinas escolares. Essas atividades são implementadas pelos docentes com a intenção de mobilizar novas competências discentes e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. O propósito deste estudo é descrever uma sequência didática estruturada a partir de uma atividade prática demonstrativa e avaliar a participação e engajamento dos estudantes envolvidos. A pesquisa, fundamentada em princípios qualitativos, insere-se também no âmbito da formação de futuros professores, tendo a Educação Básica como campo de intervenção. Os resultados obtidos ratificam a necessidade de renovação metodológica e o compromisso com construção de conhecimentos capazes de repercutir de forma positiva na vida dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.