A educação básica é fundamental para a formação de qualquer indivíduo inserido em uma sociedade, e a qualidade do ensino que o mesmo recebe é essencial para a construção do saber. Um meio de viabilizar e facilitar o papel da educação e da formação de pessoas é o ensino por experimentação, moldar o conteúdo teórico visto em sala em algo tátil, resinificando alguns dos conceitos e muitas vezes dando um viés para isto na vida do discente. O conhecimento é tudo aquilo que serve como ferramenta para facilitar a vida do estudante, assim também funciona no ensino de ciências, uma esfera próxima a qualquer pessoa, mas que se distancia quando não se sabe a real função do que se aprende em sala de aula. Uma forma de levar esse conhecimento e quebrar com o paradigma instituído sobre as disciplinas de ciência e biologia, é experimentando, fazendo despertar o senso empírico do aluno, testar hipótese e colher resultados, que podem ser aplicados também em outras áreas do conhecimento, trabalhando assim outra esfera, a interdisciplinaridade. Papel este que o Programa Integrado, Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEx) realiza nas comunidades do interior de Pernambuco, levando a investigação científica experimental para escolas de baixa renda, pautando sempre materiais de baixo custo e com aplicação para o cotidiano do estudante, construindo um saber funcional, qualificado e elaborado, podendo ser levado para outras pessoas além do muro das escolas, como amigos e familiares.