O estágio curricular supervisionado I proporciona o contato dos futuros educadores com a sala de aula e, consequentemente, com todo o ambiente escolar. As observações realizadas são primordiais e colaboram de maneira significativa para a formação dos professores que atuarão no cenário educacional. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo geral descrever as observações das aulas de Língua Portuguesa no ensino de jovens e adultos (EJA) do ciclo IV, assim como, especificar teoricamente a relevância do estágio supervisionado para formação dos futuros docentes, e tem como justificativa a indispensabilidade em descrever as observações obtidas na Escola “Professor Antônio Benvindo”, localizada no município de Guarabira – PB. Desse modo, a metodologia constituiu-se por duas etapas: primeiro realizamos uma revisão de literatura acerca de Estágio, Docência e Formação Docente. Para tanto, consultamos: Alves (1994), Lima (2008), Pimenta (1995), Pimenta e Lima (2006) e Sousa (2016), assim como, refletimos sobre a legislação do estágio, logo depois de realizada a pesquisa teórica, direcionamo-nos para a análise das observações realizadas na escola campo. Nessa direção, concluímos que o estágio não se define apenas como obrigatoriedade do curso de Letras, mas, como uma oportunidade de aprendizagem acerca do universo escolar e dos agentes nele envolvidos. Por fim, almejamos que as experiências compartilhadas contribuam com os estudos sobre Estágio Supervisionado, despertando nos possíveis leitores, o desejo de aliar o conhecimento científico, oriundo dessa área às sugestões que visem à melhoria do ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas do nosso país.