Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EXPERIÊNCIAS, EJA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47315
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 392
    "inscrito_id" => 6331
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "O estágio curricular supervisionado I proporciona o contato dos futuros educadores com a sala de aula e, consequentemente, com todo o ambiente escolar. As observações realizadas são primordiais e colaboram de maneira significativa para a formação dos professores que atuarão no cenário educacional. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo geral descrever as observações das aulas de Língua Portuguesa no ensino de jovens e adultos (EJA) do ciclo IV, assim como, especificar teoricamente a relevância do estágio supervisionado para formação dos futuros docentes, e tem como justificativa a indispensabilidade em descrever as observações obtidas na Escola “Professor Antônio Benvindo”, localizada no município de Guarabira – PB. Desse modo, a metodologia constituiu-se por duas etapas: primeiro realizamos uma revisão de literatura acerca de Estágio, Docência e Formação Docente. Para tanto, consultamos: Alves (1994), Lima (2008), Pimenta (1995), Pimenta e Lima (2006) e Sousa (2016), assim como, refletimos sobre a legislação do estágio, logo depois de realizada a pesquisa teórica, direcionamo-nos para a análise das observações realizadas na escola campo. Nessa direção, concluímos que o estágio não se define apenas como obrigatoriedade do curso de Letras, mas, como uma oportunidade de aprendizagem acerca do universo escolar e dos agentes nele envolvidos. Por fim, almejamos que as experiências compartilhadas contribuam com os estudos sobre Estágio Supervisionado, despertando nos possíveis leitores, o desejo de aliar o conhecimento científico, oriundo dessa área às sugestões que visem à melhoria do ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas do nosso país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EXPERIÊNCIAS, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID6331_28072018235559.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA BENÍCIO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA BENÍCIO"
    "autor_email" => "luizabenicio14@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47315
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 392
    "inscrito_id" => 6331
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "O estágio curricular supervisionado I proporciona o contato dos futuros educadores com a sala de aula e, consequentemente, com todo o ambiente escolar. As observações realizadas são primordiais e colaboram de maneira significativa para a formação dos professores que atuarão no cenário educacional. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo geral descrever as observações das aulas de Língua Portuguesa no ensino de jovens e adultos (EJA) do ciclo IV, assim como, especificar teoricamente a relevância do estágio supervisionado para formação dos futuros docentes, e tem como justificativa a indispensabilidade em descrever as observações obtidas na Escola “Professor Antônio Benvindo”, localizada no município de Guarabira – PB. Desse modo, a metodologia constituiu-se por duas etapas: primeiro realizamos uma revisão de literatura acerca de Estágio, Docência e Formação Docente. Para tanto, consultamos: Alves (1994), Lima (2008), Pimenta (1995), Pimenta e Lima (2006) e Sousa (2016), assim como, refletimos sobre a legislação do estágio, logo depois de realizada a pesquisa teórica, direcionamo-nos para a análise das observações realizadas na escola campo. Nessa direção, concluímos que o estágio não se define apenas como obrigatoriedade do curso de Letras, mas, como uma oportunidade de aprendizagem acerca do universo escolar e dos agentes nele envolvidos. Por fim, almejamos que as experiências compartilhadas contribuam com os estudos sobre Estágio Supervisionado, despertando nos possíveis leitores, o desejo de aliar o conhecimento científico, oriundo dessa área às sugestões que visem à melhoria do ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas do nosso país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EXPERIÊNCIAS, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID6331_28072018235559.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA BENÍCIO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA BENÍCIO"
    "autor_email" => "luizabenicio14@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O estágio curricular supervisionado I proporciona o contato dos futuros educadores com a sala de aula e, consequentemente, com todo o ambiente escolar. As observações realizadas são primordiais e colaboram de maneira significativa para a formação dos professores que atuarão no cenário educacional. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo geral descrever as observações das aulas de Língua Portuguesa no ensino de jovens e adultos (EJA) do ciclo IV, assim como, especificar teoricamente a relevância do estágio supervisionado para formação dos futuros docentes, e tem como justificativa a indispensabilidade em descrever as observações obtidas na Escola “Professor Antônio Benvindo”, localizada no município de Guarabira – PB. Desse modo, a metodologia constituiu-se por duas etapas: primeiro realizamos uma revisão de literatura acerca de Estágio, Docência e Formação Docente. Para tanto, consultamos: Alves (1994), Lima (2008), Pimenta (1995), Pimenta e Lima (2006) e Sousa (2016), assim como, refletimos sobre a legislação do estágio, logo depois de realizada a pesquisa teórica, direcionamo-nos para a análise das observações realizadas na escola campo. Nessa direção, concluímos que o estágio não se define apenas como obrigatoriedade do curso de Letras, mas, como uma oportunidade de aprendizagem acerca do universo escolar e dos agentes nele envolvidos. Por fim, almejamos que as experiências compartilhadas contribuam com os estudos sobre Estágio Supervisionado, despertando nos possíveis leitores, o desejo de aliar o conhecimento científico, oriundo dessa área às sugestões que visem à melhoria do ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas do nosso país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.