Este estudo vem relatar como o lúdico contribui para a construção do conhecimento. Enfocando os pontos mais relevantes da atuação do psicopedagogo utilizando de atividades lúdicas na Educação infantil. Um dos papéis do Psicopedagogo é criar estratégia de ensino, com o uso da lúdico na educação infantil, principalmente para aquelas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem visando promover a qualidade de ensino. O Psicopedagogo intervém com a lúdico e desempenha uma analise avaliativa e evolutiva de formas diferenciadas de transmissão do conhecimento. A principal ferramenta desse profissional na ação lúdica são os jogos, brinquedos e brincadeiras. O ato de brincar faz com que a criança expresse seus sentimentos e criatividade, facilitando o seu desenvolvimento no processo de aprendizagem. Concluiu-se deixar a criança a vontade para que ela possa desenvolver sua criatividade de forma espontânea é importante, faz-se necessário que o educador use da lúdico para obter resultados mais significativos no aprendizado das crianças, nessa perspectiva observou-se a importância do ato de brincar, e como este ato é o princípio da aprendizagem e desenvolvimento da criança, que dinamiza a aula, tornando-a mais prazerosa e sociável.