Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA COMO PALCO DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA NORDESTINA: APRESENTAÇÕES PARAFOLCLÓRICAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CULTURA NORDESTINA, IDENTIDADE CILTURAL Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45727
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4719
    "inscrito_id" => 3319
    "titulo" => "A ESCOLA COMO PALCO DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA NORDESTINA: APRESENTAÇÕES PARAFOLCLÓRICAS"
    "resumo" => "A cultura revela a identidade de um povo, através dela podemos compreender as histórias e costumes de uma sociedade, pois ela engloba os conhecimentos, as manifestações artísticas, as crenças, leis, moral e todos os hábitos adquiridos pelo ser humano em sua vida social. Desta forma, a partir da abordagem qualitativa, utilizamos como ferramenta para coleta de dados entrevistas semiestruturadas com professores, professoras, gestoras e alunos (as) de duas escolas da cidade de Parnaíba – PI, sendo uma da rede privada e outra da rede pública de ensino, bem como a observação participativa nas festas juninas da escola, tendo como objetivo investigar e comprovar a importância da utilização de apresentações parafolclóricas como elementos de aprendizagem e valorização da cultura nordestina. É claro que a escola é o melhor ambiente para se trabalhar a valorização cultural, pois é a partir dela que o educando começa a formar sua identidade pessoal e interpessoal, através da participação e vivências em atividades significativas e contextualizadas, dessa forma é importante que o aluno (a) se perceba na escola e para se perceber é preciso reconhecer os aspectos culturais de sua região, pois são eles que irão explicar os hábitos, costumes, crenças e comportamentos da sociedade na qual ele está inserido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CULTURA NORDESTINA, IDENTIDADE CILTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID3319_18092018095326.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE MARIA SANTOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE SOUSA"
    "autor_email" => "srtsousa_18@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45727
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4719
    "inscrito_id" => 3319
    "titulo" => "A ESCOLA COMO PALCO DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA NORDESTINA: APRESENTAÇÕES PARAFOLCLÓRICAS"
    "resumo" => "A cultura revela a identidade de um povo, através dela podemos compreender as histórias e costumes de uma sociedade, pois ela engloba os conhecimentos, as manifestações artísticas, as crenças, leis, moral e todos os hábitos adquiridos pelo ser humano em sua vida social. Desta forma, a partir da abordagem qualitativa, utilizamos como ferramenta para coleta de dados entrevistas semiestruturadas com professores, professoras, gestoras e alunos (as) de duas escolas da cidade de Parnaíba – PI, sendo uma da rede privada e outra da rede pública de ensino, bem como a observação participativa nas festas juninas da escola, tendo como objetivo investigar e comprovar a importância da utilização de apresentações parafolclóricas como elementos de aprendizagem e valorização da cultura nordestina. É claro que a escola é o melhor ambiente para se trabalhar a valorização cultural, pois é a partir dela que o educando começa a formar sua identidade pessoal e interpessoal, através da participação e vivências em atividades significativas e contextualizadas, dessa forma é importante que o aluno (a) se perceba na escola e para se perceber é preciso reconhecer os aspectos culturais de sua região, pois são eles que irão explicar os hábitos, costumes, crenças e comportamentos da sociedade na qual ele está inserido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CULTURA NORDESTINA, IDENTIDADE CILTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID3319_18092018095326.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE MARIA SANTOS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE SOUSA"
    "autor_email" => "srtsousa_18@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A cultura revela a identidade de um povo, através dela podemos compreender as histórias e costumes de uma sociedade, pois ela engloba os conhecimentos, as manifestações artísticas, as crenças, leis, moral e todos os hábitos adquiridos pelo ser humano em sua vida social. Desta forma, a partir da abordagem qualitativa, utilizamos como ferramenta para coleta de dados entrevistas semiestruturadas com professores, professoras, gestoras e alunos (as) de duas escolas da cidade de Parnaíba – PI, sendo uma da rede privada e outra da rede pública de ensino, bem como a observação participativa nas festas juninas da escola, tendo como objetivo investigar e comprovar a importância da utilização de apresentações parafolclóricas como elementos de aprendizagem e valorização da cultura nordestina. É claro que a escola é o melhor ambiente para se trabalhar a valorização cultural, pois é a partir dela que o educando começa a formar sua identidade pessoal e interpessoal, através da participação e vivências em atividades significativas e contextualizadas, dessa forma é importante que o aluno (a) se perceba na escola e para se perceber é preciso reconhecer os aspectos culturais de sua região, pois são eles que irão explicar os hábitos, costumes, crenças e comportamentos da sociedade na qual ele está inserido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.