A cultura revela a identidade de um povo, através dela podemos compreender as histórias e costumes de uma sociedade, pois ela engloba os conhecimentos, as manifestações artísticas, as crenças, leis, moral e todos os hábitos adquiridos pelo ser humano em sua vida social. Desta forma, a partir da abordagem qualitativa, utilizamos como ferramenta para coleta de dados entrevistas semiestruturadas com professores, professoras, gestoras e alunos (as) de duas escolas da cidade de Parnaíba – PI, sendo uma da rede privada e outra da rede pública de ensino, bem como a observação participativa nas festas juninas da escola, tendo como objetivo investigar e comprovar a importância da utilização de apresentações parafolclóricas como elementos de aprendizagem e valorização da cultura nordestina. É claro que a escola é o melhor ambiente para se trabalhar a valorização cultural, pois é a partir dela que o educando começa a formar sua identidade pessoal e interpessoal, através da participação e vivências em atividades significativas e contextualizadas, dessa forma é importante que o aluno (a) se perceba na escola e para se perceber é preciso reconhecer os aspectos culturais de sua região, pois são eles que irão explicar os hábitos, costumes, crenças e comportamentos da sociedade na qual ele está inserido.