As diversas formas de conhecimento estão cada vez mais fragmentadas, inarticuladas e
separadas. Se tratando da História da Ciência e origem do pensamento científico, tais abordagens são
pouco utilizadas no ensino de Ciências contemporâneo, principalmente no que se diz respeito aos
cursos superiores. Sendo assim, é crucial o estímulo à abordagem interdisciplinar nos currículos que
trazem um elo entre o conhecimento científico e sua historiografia. Diante disso, o presente trabalho
tem por objetivo analisar a obra "O Sonho de Mendeleiev", de Paul Strathern, quanto ao pensamento
científico e ao tema História da Ciência, pode se apresentar como uma proposta interdisciplinar para o
ensino de Química do curso de Licenciatura em Química do IFBA. A pesquisa tem caráter qualitativo
de análise bibliográfica e documental. A obra “O Sonho de Mendeleiev” traz inúmeras abordagens da
história da ciência, principalmente no que diz respeito a história da Química. Os primeiros pensadores
que emergiram o pensamento científico são minuciosamente abordados, como também, toda a
evolução que o pensamento científico proporcionou ao desenvolvimento dos diversos saberes. A partir
dessas abordagens, com base na obra, é possível sim que possa ser inserida nos cursos de Licenciatura
em Química a fim de maior abranger o elo entre o conhecimento científico contemporâneo e a História
da Ciência.