A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO NA OBRA “O SONHO
DE MENDELEIEV”: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O CURSO DE
LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45840 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4321 "inscrito_id" => 3093 "titulo" => """ A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO NA OBRA “O SONHO\r\n DE MENDELEIEV”: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O CURSO DE\r\n LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA """ "resumo" => """ As diversas formas de conhecimento estão cada vez mais fragmentadas, inarticuladas e\r\n separadas. Se tratando da História da Ciência e origem do pensamento científico, tais abordagens são\r\n pouco utilizadas no ensino de Ciências contemporâneo, principalmente no que se diz respeito aos\r\n cursos superiores. Sendo assim, é crucial o estímulo à abordagem interdisciplinar nos currículos que\r\n trazem um elo entre o conhecimento científico e sua historiografia. Diante disso, o presente trabalho\r\n tem por objetivo analisar a obra "O Sonho de Mendeleiev", de Paul Strathern, quanto ao pensamento\r\n científico e ao tema História da Ciência, pode se apresentar como uma proposta interdisciplinar para o\r\n ensino de Química do curso de Licenciatura em Química do IFBA. A pesquisa tem caráter qualitativo\r\n de análise bibliográfica e documental. A obra “O Sonho de Mendeleiev” traz inúmeras abordagens da\r\n história da ciência, principalmente no que diz respeito a história da Química. Os primeiros pensadores\r\n que emergiram o pensamento científico são minuciosamente abordados, como também, toda a\r\n evolução que o pensamento científico proporcionou ao desenvolvimento dos diversos saberes. A partir\r\n dessas abordagens, com base na obra, é possível sim que possa ser inserida nos cursos de Licenciatura\r\n em Química a fim de maior abranger o elo entre o conhecimento científico contemporâneo e a História\r\n da Ciência. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, PENSAMENTO CIENTÍFICO, O SONHO DE MENDELEIEV, O SONHO DE MENDELEIEV" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3093_17092018211220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENER DOS SANTOS CAMBUI" "autor_nome_curto" => "RENER CAMBUI" "autor_email" => "rener.cambui07@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45840 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4321 "inscrito_id" => 3093 "titulo" => """ A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO NA OBRA “O SONHO\r\n DE MENDELEIEV”: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O CURSO DE\r\n LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA """ "resumo" => """ As diversas formas de conhecimento estão cada vez mais fragmentadas, inarticuladas e\r\n separadas. Se tratando da História da Ciência e origem do pensamento científico, tais abordagens são\r\n pouco utilizadas no ensino de Ciências contemporâneo, principalmente no que se diz respeito aos\r\n cursos superiores. Sendo assim, é crucial o estímulo à abordagem interdisciplinar nos currículos que\r\n trazem um elo entre o conhecimento científico e sua historiografia. Diante disso, o presente trabalho\r\n tem por objetivo analisar a obra "O Sonho de Mendeleiev", de Paul Strathern, quanto ao pensamento\r\n científico e ao tema História da Ciência, pode se apresentar como uma proposta interdisciplinar para o\r\n ensino de Química do curso de Licenciatura em Química do IFBA. A pesquisa tem caráter qualitativo\r\n de análise bibliográfica e documental. A obra “O Sonho de Mendeleiev” traz inúmeras abordagens da\r\n história da ciência, principalmente no que diz respeito a história da Química. Os primeiros pensadores\r\n que emergiram o pensamento científico são minuciosamente abordados, como também, toda a\r\n evolução que o pensamento científico proporcionou ao desenvolvimento dos diversos saberes. A partir\r\n dessas abordagens, com base na obra, é possível sim que possa ser inserida nos cursos de Licenciatura\r\n em Química a fim de maior abranger o elo entre o conhecimento científico contemporâneo e a História\r\n da Ciência. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, PENSAMENTO CIENTÍFICO, O SONHO DE MENDELEIEV, O SONHO DE MENDELEIEV" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3093_17092018211220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENER DOS SANTOS CAMBUI" "autor_nome_curto" => "RENER CAMBUI" "autor_email" => "rener.cambui07@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }