Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES DE UMA ALUNA EM FORMAÇÃO INICIAL

Palavra-chaves: DIDÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA REFLEXIVA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45651
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 427
    "inscrito_id" => 6757
    "titulo" => "A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES DE UMA ALUNA EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Este artigo reflete sobre a importância da Didática na formação de professores, ressaltando a importância de uma prática reflexiva e dinamizada. O objetivo é reconhecer o quanto a didática melhora o processo de ensino-aprendizagem e faz toda diferença dentro da sala de aula, correlacionando de forma direta a teoria e a prática. Nesse sentido, discutimos sobre a necessidade de formar educadores, que planejem e inovem em suas metodologias, se avaliando e focando na formação pessoal dos indivíduos. Essa escrita surgiu a partir de atividades vivenciadas na disciplina denominada Didática e Ensino do curso de Pedagogia que foi embasada por teóricos que fundamentam a importância da Didática na formação de professores. Dentre eles tem-se Bastos (2017); Freire (1996); Libâneo (1990-2002); Perrenoud (2002) dentre outros que compactuam dessas mesmas ideias. Numa abordagem qualitativa, fazemos uso do relato e experiência reflexiva como aporte técnico. Nosso objetivo foi proporcionar a professores e acadêmicos uma reflexão sobre as possibilidades didáticas em sala de aula a partir da atividade de gincana escolar. Tal vivência nos levou a concluir ser possível ao professor desenvolver uma prática que se utilizando de estratégias simples como a gincana, tornam o caminho em busca de conhecimentos mais dinâmico e suave. Além disso, que há necessidade de atividades contextualizadas que suscitem o pensar, a imaginação, a criatividade e a curiosidade das educandos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA REFLEXIVA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID6757_02082018160607.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA MICAELA DA COSTA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissamicaela2010@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45651
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 427
    "inscrito_id" => 6757
    "titulo" => "A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES DE UMA ALUNA EM FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Este artigo reflete sobre a importância da Didática na formação de professores, ressaltando a importância de uma prática reflexiva e dinamizada. O objetivo é reconhecer o quanto a didática melhora o processo de ensino-aprendizagem e faz toda diferença dentro da sala de aula, correlacionando de forma direta a teoria e a prática. Nesse sentido, discutimos sobre a necessidade de formar educadores, que planejem e inovem em suas metodologias, se avaliando e focando na formação pessoal dos indivíduos. Essa escrita surgiu a partir de atividades vivenciadas na disciplina denominada Didática e Ensino do curso de Pedagogia que foi embasada por teóricos que fundamentam a importância da Didática na formação de professores. Dentre eles tem-se Bastos (2017); Freire (1996); Libâneo (1990-2002); Perrenoud (2002) dentre outros que compactuam dessas mesmas ideias. Numa abordagem qualitativa, fazemos uso do relato e experiência reflexiva como aporte técnico. Nosso objetivo foi proporcionar a professores e acadêmicos uma reflexão sobre as possibilidades didáticas em sala de aula a partir da atividade de gincana escolar. Tal vivência nos levou a concluir ser possível ao professor desenvolver uma prática que se utilizando de estratégias simples como a gincana, tornam o caminho em busca de conhecimentos mais dinâmico e suave. Além disso, que há necessidade de atividades contextualizadas que suscitem o pensar, a imaginação, a criatividade e a curiosidade das educandos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA REFLEXIVA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID6757_02082018160607.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA MICAELA DA COSTA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissamicaela2010@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO Este artigo reflete sobre a importância da Didática na formação de professores, ressaltando a importância de uma prática reflexiva e dinamizada. O objetivo é reconhecer o quanto a didática melhora o processo de ensino-aprendizagem e faz toda diferença dentro da sala de aula, correlacionando de forma direta a teoria e a prática. Nesse sentido, discutimos sobre a necessidade de formar educadores, que planejem e inovem em suas metodologias, se avaliando e focando na formação pessoal dos indivíduos. Essa escrita surgiu a partir de atividades vivenciadas na disciplina denominada Didática e Ensino do curso de Pedagogia que foi embasada por teóricos que fundamentam a importância da Didática na formação de professores. Dentre eles tem-se Bastos (2017); Freire (1996); Libâneo (1990-2002); Perrenoud (2002) dentre outros que compactuam dessas mesmas ideias. Numa abordagem qualitativa, fazemos uso do relato e experiência reflexiva como aporte técnico. Nosso objetivo foi proporcionar a professores e acadêmicos uma reflexão sobre as possibilidades didáticas em sala de aula a partir da atividade de gincana escolar. Tal vivência nos levou a concluir ser possível ao professor desenvolver uma prática que se utilizando de estratégias simples como a gincana, tornam o caminho em busca de conhecimentos mais dinâmico e suave. Além disso, que há necessidade de atividades contextualizadas que suscitem o pensar, a imaginação, a criatividade e a curiosidade das educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.