O uso de materiais didáticos tem o direcionado objetivo de transformar o conteúdo científico para a utilização na vida prática do aluno, abrindo a visão que se tem no meio cotidiano através de métodos práticos para melhor associação do conteúdo de ciências. Portanto, desmistificando o ensino tradicional, no qual o aluno é tratado como um depósito de informações sem conhecimento prévio do conteúdo estabelecido, sendo esses, exaustamente ensinados de geração em geração sem nenhuma idéia crítica do que pode ser aproveitado para sua vida enquanto cidadão. O uso de recursos didáticos pode também ser utilizado para a recente inclusão social e educativa, como por exemplo, adaptações de conteúdo em modelos didáticos palpáveis que poderão servir de instrumento facilitador para aulas com deficientes visuais. O mesmo pode ser feito com materiais de fácil acesso e de baixo valor monetário com utensílios que, por vezes, podem ser encontrados no próprio colégio e confeccionados com os alunos, tal atividade interdisciplinar pode funcionar como ponte para o uso de materiais tecnológicos que convivem com os próprios discentes diariamente e muitas vezes são usados como forma leviana de distração, assim, solucionaria o problema anterior e como consequência, os ensinaria uma maneira nova de estudar que teria utilidade para toda sua vida acadêmica. O incentivo a participação dos alunos em sala de aula com respeito a bioética ao trabalhar com métodos de ensino com organismos não vivos que estimulem a criatividade e perseverança resultam na relação com a idéia proposta.