O presente artigo busca instigar o debate sobre as questões inseridas na temática da Educação em Direitos Humanos (EDH), com um enfoque para com o contexto encontrado no estado de Alagoas. Diante disso, pontuo a problemática referente a desigualdade social. Nesse aspecto, o cenário desigual vivenciado no estado de Alagoas impõe desafios para a democratização da Educação em Direitos Humanos, assim evidencia-se a exigência de ações que busquem mudanças sociais. Para o desenvolvimento deste artigo, a metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa, onde mantenho um caráter subjetivo de análise do objeto, tendo como referência a pesquisa bibliográfica. Utilizo para o embasamento teórico dos textos de Ana Maria Rodino (2016), Norberto Bobbio (2004), Eduardo C. B. Bittar (2007) e Lúcia Barros Freitas Alvarenga (1998). Além de trazer alguns instrumentos legais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as Diretrizes Gerais da Educação em Direitos Humanos para a melhor compreensão e análise das questões discutidas. Beneficiando todos em sociedade, os resultados da pesquisa buscam a aquisição de novos conhecimentos e na busca por explicações e hipóteses para as causas da problemática da socialização democrática dos Direitos Humanos, percebemos o pré-conceito como sendo a raiz de um problema, que acaba por se articular em diversas outras formas. Tendo isso em vista, destaco a necessidade de conscientização sobre a Educação em Direitos Humanos (EDH) e apresento o espaço escolar como um ambiente propício para que esta conversa seja instigada e construída pelos diferentes sujeitos que fazem parte do processo educacional.