Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: BOTÂNICA, DNA, EDUCAÇÃO PRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45713
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2082
    "inscrito_id" => 3240
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo mostrar a forma integrativa de unir a atividade prática, a teoria do conteúdo de morfoanatomia vegetal. Conteúdo no qual é um assunto dentro da botânica, presente nos livros didáticos do ensino médio, ressaltando a importância do assunto permitindo assim gerar um aprimoramento na melhoria da aprendizagem, de forma que, uma junção da prática com a informação verbal desperta a atenção e o interesse dos alunos. Após a explanação do assunto, os estudantes se submeteram aos experimentos no Laboratório da Universidade de Pernambuco, permitindo visualizar as partes que constitui um pseudofruto. Divididos em dois grupos, o experimento da extração do DNA do morango, permitiu que ao transcorrer do experimento os alunos compreendem-se diversos assuntos do ensino médio, dentre eles destaca-se botânica e química. Para a realização desse trabalho adotou-se uma pesquisa de natureza qualitativa com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Buenos Aires –PE. Para isso foram aplicados dois questionários, um após a aula teórica e em seguida um mesmo questionário com ordem invertida de perguntas pós aula pratica, para avaliar e comparar se houve ou não melhora da aprendizagem após a aula interativa. Observou-se, um resultado de maior satisfação no segundo questionário, mostrando que através da interação teoria-prática os alunos se absorvem melhor aos conteúdos lecionados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BOTÂNICA, DNA, EDUCAÇÃO PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3240_09092018192231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA BARBOSA ALBINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "llarissaalbino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45713
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2082
    "inscrito_id" => 3240
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo mostrar a forma integrativa de unir a atividade prática, a teoria do conteúdo de morfoanatomia vegetal. Conteúdo no qual é um assunto dentro da botânica, presente nos livros didáticos do ensino médio, ressaltando a importância do assunto permitindo assim gerar um aprimoramento na melhoria da aprendizagem, de forma que, uma junção da prática com a informação verbal desperta a atenção e o interesse dos alunos. Após a explanação do assunto, os estudantes se submeteram aos experimentos no Laboratório da Universidade de Pernambuco, permitindo visualizar as partes que constitui um pseudofruto. Divididos em dois grupos, o experimento da extração do DNA do morango, permitiu que ao transcorrer do experimento os alunos compreendem-se diversos assuntos do ensino médio, dentre eles destaca-se botânica e química. Para a realização desse trabalho adotou-se uma pesquisa de natureza qualitativa com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Buenos Aires –PE. Para isso foram aplicados dois questionários, um após a aula teórica e em seguida um mesmo questionário com ordem invertida de perguntas pós aula pratica, para avaliar e comparar se houve ou não melhora da aprendizagem após a aula interativa. Observou-se, um resultado de maior satisfação no segundo questionário, mostrando que através da interação teoria-prática os alunos se absorvem melhor aos conteúdos lecionados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BOTÂNICA, DNA, EDUCAÇÃO PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID3240_09092018192231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA BARBOSA ALBINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "llarissaalbino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar a forma integrativa de unir a atividade prática, a teoria do conteúdo de morfoanatomia vegetal. Conteúdo no qual é um assunto dentro da botânica, presente nos livros didáticos do ensino médio, ressaltando a importância do assunto permitindo assim gerar um aprimoramento na melhoria da aprendizagem, de forma que, uma junção da prática com a informação verbal desperta a atenção e o interesse dos alunos. Após a explanação do assunto, os estudantes se submeteram aos experimentos no Laboratório da Universidade de Pernambuco, permitindo visualizar as partes que constitui um pseudofruto. Divididos em dois grupos, o experimento da extração do DNA do morango, permitiu que ao transcorrer do experimento os alunos compreendem-se diversos assuntos do ensino médio, dentre eles destaca-se botânica e química. Para a realização desse trabalho adotou-se uma pesquisa de natureza qualitativa com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Buenos Aires –PE. Para isso foram aplicados dois questionários, um após a aula teórica e em seguida um mesmo questionário com ordem invertida de perguntas pós aula pratica, para avaliar e comparar se houve ou não melhora da aprendizagem após a aula interativa. Observou-se, um resultado de maior satisfação no segundo questionário, mostrando que através da interação teoria-prática os alunos se absorvem melhor aos conteúdos lecionados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.