Este trabalho apresenta uma discussão sobre o vínculo entre História e Arte, na prática, e a sua relação na compreensão da história local e produção desse conhecimento através da dança. O objeto de estudo foi o grupo de dança Corre Lampião proveniente de uma parceria entre corpo discente e docente, junto a gestão da Escola de Referência em Ensino Médio Narciso Correia, localizada na cidade de Paranatama-PE. Através de registros fotográficos, conversas informais, observações e entrevistas, foi possível perceber a contribuição de cada sujeito sobre a interpretação da história local e a influência desse conhecimento na (re)construção identitária. Por meio de depoimentos de pessoas que prestigiaram as apresentações do grupo, foi relatado o modo como a dança mostrou de maneira ímpar a valorização de uma cultura que há muito vem sendo esquecida. Os resultados desta pesquisa foram registrados em um documentário constituído de relatos em áudio e vídeo, onde o gestor da escola, três professores e quatro integrantes do grupo puderam externar o valor que a dança e a história passaram a ter para ambos por meio de estudos e diálogos entre as mesmas, tendo o ambiente escolar e o meio sócio político-cultural como espaços de produção e aquisição do conhecimento.