O presente artigo foi apresentado no curso de Pós - Graduação em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social da UFF e buscou discutir a formação de professores para atuarem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de alguns questionamentos sobre essa formação tais como: Por quê? Como? Para quê? Nesse sentido, o diálogo entre a formação inicial, a formação continuada e atuação do professor como pesquisador foram a base da pesquisa que envolveu os cursos de Pedagogia da cidade de Petrópolis - RJ, os cursos de atualização e extensão oferecidos pela Secretaria de Educação do mesmo município e a participação do professor na produção de conhecimento, ou seja, na pesquisa acadêmica. Essa produção está inserida diretamente na relação entre a teoria e a prática dos professores, visando a atuação em uma sociedade menos desigual. Sociedade essa que possui uma história de exclusão que reflete diretamente na clientela da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde há a necessidade de formação de um professor crítico e questionador de suas práticas.