Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM MÉTODO LÚDICO PARA POTENCIALIZAÇÃO DA COMPREENSÃO SOBRE MEIOSE

Palavra-chaves: DIVISÃO CELULAR, MEIOSE, METODOLOGIA LÚDICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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      gametas e a reprodução dos seres vivos. Para abordar temas complexos como a meiose, na maioria das\r\n
      vezes não basta a aula tradicional. A metodologia lúdica é uma importante ferramenta para auxiliar\r\n
      professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi\r\n
      desenvolver e aplicar um jogo didático para potencialização da compreensão sobre meiose. A pesquisa\r\n
      foi realizada numa turma do 1º ano do ensino médio da Escola Professor Antônio Carneiro Leão, no\r\n
      município de Camaragibe, PE, Brasil. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula tradicional, e em\r\n
      seguida, aplicado um questionário contendo 10 questões objetivas. Na segunda etapa, foi aplicado o\r\n
      jogo didático envolvendo as duas fases da meiose. Ao término da intervenção lúdica, foi aplicado o\r\n
      mesmo questionário com uma ordem diferenciada. Os resultados apontaram que houve um aumento\r\n
      significativo dos acertos em todas as questões do questionário II em comparação com o questionário I.\r\n
      A resultado mais expressivo foi observado na 5ª questão, que abordava a fase da Prófase I e se referia\r\n
      ao quiasma, ponto onde as cromátides irmãs se cruzam na subfase diplóteno, houve um aumento de\r\n
      43,4% na aquisição de conhecimento. Estes resultados corroboram com outros autores e reforçam o\r\n
      fato que o jogo lúdico é uma ferramenta eficaz para contornar a falta de recursos das escolas públicas,\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O entendimento do processo da meiose é essencial para compreender a formação dos gametas e a reprodução dos seres vivos. Para abordar temas complexos como a meiose, na maioria das vezes não basta a aula tradicional. A metodologia lúdica é uma importante ferramenta para auxiliar professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um jogo didático para potencialização da compreensão sobre meiose. A pesquisa foi realizada numa turma do 1º ano do ensino médio da Escola Professor Antônio Carneiro Leão, no município de Camaragibe, PE, Brasil. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula tradicional, e em seguida, aplicado um questionário contendo 10 questões objetivas. Na segunda etapa, foi aplicado o jogo didático envolvendo as duas fases da meiose. Ao término da intervenção lúdica, foi aplicado o mesmo questionário com uma ordem diferenciada. Os resultados apontaram que houve um aumento significativo dos acertos em todas as questões do questionário II em comparação com o questionário I. A resultado mais expressivo foi observado na 5ª questão, que abordava a fase da Prófase I e se referia ao quiasma, ponto onde as cromátides irmãs se cruzam na subfase diplóteno, houve um aumento de 43,4% na aquisição de conhecimento. Estes resultados corroboram com outros autores e reforçam o fato que o jogo lúdico é uma ferramenta eficaz para contornar a falta de recursos das escolas públicas, devido sua fácil aplicação, baixo custo, aceitação dos alunos, além de promover efeitos significativos de forma eficaz.

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