O entendimento do processo da meiose é essencial para compreender a formação dos
gametas e a reprodução dos seres vivos. Para abordar temas complexos como a meiose, na maioria das
vezes não basta a aula tradicional. A metodologia lúdica é uma importante ferramenta para auxiliar
professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi
desenvolver e aplicar um jogo didático para potencialização da compreensão sobre meiose. A pesquisa
foi realizada numa turma do 1º ano do ensino médio da Escola Professor Antônio Carneiro Leão, no
município de Camaragibe, PE, Brasil. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula tradicional, e em
seguida, aplicado um questionário contendo 10 questões objetivas. Na segunda etapa, foi aplicado o
jogo didático envolvendo as duas fases da meiose. Ao término da intervenção lúdica, foi aplicado o
mesmo questionário com uma ordem diferenciada. Os resultados apontaram que houve um aumento
significativo dos acertos em todas as questões do questionário II em comparação com o questionário I.
A resultado mais expressivo foi observado na 5ª questão, que abordava a fase da Prófase I e se referia
ao quiasma, ponto onde as cromátides irmãs se cruzam na subfase diplóteno, houve um aumento de
43,4% na aquisição de conhecimento. Estes resultados corroboram com outros autores e reforçam o
fato que o jogo lúdico é uma ferramenta eficaz para contornar a falta de recursos das escolas públicas,
devido sua fácil aplicação, baixo custo, aceitação dos alunos, além de promover efeitos significativos
de forma eficaz.