Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DE UM ENSINO MATEMÁTICO INTERCULTURAL: PROPOSTA DE UM NOVO MATERIAL DIDÁTICO.

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, JOGOS MATEMÁTICOS Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

No Brasil, o Ensino da Matemática é reconhecido como deficiente, tanto no que se refere à formação docente como discente, traduzido na débil aprendizagem dos conceitos matemáticos e do aparato matemático existente nas escolas. De maneira geral, ele é caracterizado pelo excesso de atenção dada a exercícios repetitivos, problemas resolvidos mecanicamente, decorados de forma literal e arbitrária, em detrimento de uma análise mais profunda que visa à compreensão dos fenômenos matemáticos envolvidos. Particularmente, destacamos que nas escolas indígenas da Bahia essa realidade não é diferente. Considerando tais problemas no processo de aprendizagem dos conceitos matemáticos, este trabalho pretende, a partir da crítica construtiva da linguagem matemática, adotar uma dinâmica metodológica alternativa da disciplina, introduzindo jogos matemáticos numa abordagem intercultural na formação ação saberes indígenas na escola.

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