A literatura tem como propósito levar o homem a conhecer a si mesmo, a conhecer o mundo e a identificar a sua relação com o outro. Ampliar esse universo através do estudo dos gêneros literários é reconhecer a importância de que forma e conteúdo são significantes na arte literária. O estudo e investigação da leitura do texto dramático nos vários níveis de escolarização é relevante, tendo em vista que este gênero desde a antiguidade clássica permeia a vida do ser humano. A presente pesquisa propõe estudar a formação do leitor/espectador do texto dramático na sala de aula e nos estudos acadêmicos, tendo em vista as leituras literárias de textos dramáticos inseridas nos livros didáticos e as leituras que são solicitadas nos vestibulares das universidades brasileiras. O texto dramático tem como princípio a ação e como tal propicia um estudo dinâmico, questionador e motivador na formação dos jovens leitores. Através do estudo sistemático da evolução e história do teatro,da teoria do drama e da leitura de textos significativos dentro da literatura dramática universal a pesquisa pretende levantar propostas de integração deste gênero com as atividades de leitura literária na sala de aula.