Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO

Palavra-chaves: JOGOS MATEMÁTICOS, LÚDICO, ENSINO DE MATEMÁTICA Pôster (PO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46348
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 932
    "inscrito_id" => 83
    "titulo" => "APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO"
    "resumo" => "O presente artigo vem descrever a metodologia usada em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim Calado no município de Água Branca PI, no ano de 2017, decorrente das aulas realizadas na disciplina de Matemática. O mesmo teve como objetivo refletir sobre a utilização de um dos métodos utilizados no processo ensino-aprendizagem com a finalidade de torná-la mais significativa e atrativa para os alunos. Este se trata de um tema importante, pois é de relevância para a compreensão do estudo das operações matemáticas básicas que são estudadas no decorrer do Ensino Fundamental. A metodologia ocorreu em momentos distintos, onde no primeiro momento foi aplicado um teste com algumas operações com números inteiros, para verificar o nível de conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre o assunto, que o chamamos de pré-teste, com a finalidade de investigar as estratégias utilizadas para resolver as questões. Depois foi aplicado o recurso metodológico, para que os alunos compreendessem os conteúdos de números inteiros de maneira mais prazerosa em sala de aula, e por fim aplicou-se um novo questionário para avaliar o desempenho dos mesmos. Os resultados comprovam a eficácia da metodologia utilizada na construção do conhecimento cientifico para o processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, LÚDICO, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID83_26082018222211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PABLICIO CARLOS RODRIGUES DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "PABLICIO"
    "autor_email" => "pablicio13@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46348
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 932
    "inscrito_id" => 83
    "titulo" => "APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LÚDICA COMO FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS NO ÂMBITO DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM CALADO"
    "resumo" => "O presente artigo vem descrever a metodologia usada em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim Calado no município de Água Branca PI, no ano de 2017, decorrente das aulas realizadas na disciplina de Matemática. O mesmo teve como objetivo refletir sobre a utilização de um dos métodos utilizados no processo ensino-aprendizagem com a finalidade de torná-la mais significativa e atrativa para os alunos. Este se trata de um tema importante, pois é de relevância para a compreensão do estudo das operações matemáticas básicas que são estudadas no decorrer do Ensino Fundamental. A metodologia ocorreu em momentos distintos, onde no primeiro momento foi aplicado um teste com algumas operações com números inteiros, para verificar o nível de conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre o assunto, que o chamamos de pré-teste, com a finalidade de investigar as estratégias utilizadas para resolver as questões. Depois foi aplicado o recurso metodológico, para que os alunos compreendessem os conteúdos de números inteiros de maneira mais prazerosa em sala de aula, e por fim aplicou-se um novo questionário para avaliar o desempenho dos mesmos. Os resultados comprovam a eficácia da metodologia utilizada na construção do conhecimento cientifico para o processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, LÚDICO, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID83_26082018222211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PABLICIO CARLOS RODRIGUES DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "PABLICIO"
    "autor_email" => "pablicio13@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo vem descrever a metodologia usada em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim Calado no município de Água Branca PI, no ano de 2017, decorrente das aulas realizadas na disciplina de Matemática. O mesmo teve como objetivo refletir sobre a utilização de um dos métodos utilizados no processo ensino-aprendizagem com a finalidade de torná-la mais significativa e atrativa para os alunos. Este se trata de um tema importante, pois é de relevância para a compreensão do estudo das operações matemáticas básicas que são estudadas no decorrer do Ensino Fundamental. A metodologia ocorreu em momentos distintos, onde no primeiro momento foi aplicado um teste com algumas operações com números inteiros, para verificar o nível de conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre o assunto, que o chamamos de pré-teste, com a finalidade de investigar as estratégias utilizadas para resolver as questões. Depois foi aplicado o recurso metodológico, para que os alunos compreendessem os conteúdos de números inteiros de maneira mais prazerosa em sala de aula, e por fim aplicou-se um novo questionário para avaliar o desempenho dos mesmos. Os resultados comprovam a eficácia da metodologia utilizada na construção do conhecimento cientifico para o processo ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.