O presente artigo vem descrever a metodologia usada em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim Calado no município de Água Branca PI, no ano de 2017, decorrente das aulas realizadas na disciplina de Matemática. O mesmo teve como objetivo refletir sobre a utilização de um dos métodos utilizados no processo ensino-aprendizagem com a finalidade de torná-la mais significativa e atrativa para os alunos. Este se trata de um tema importante, pois é de relevância para a compreensão do estudo das operações matemáticas básicas que são estudadas no decorrer do Ensino Fundamental. A metodologia ocorreu em momentos distintos, onde no primeiro momento foi aplicado um teste com algumas operações com números inteiros, para verificar o nível de conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre o assunto, que o chamamos de pré-teste, com a finalidade de investigar as estratégias utilizadas para resolver as questões. Depois foi aplicado o recurso metodológico, para que os alunos compreendessem os conteúdos de números inteiros de maneira mais prazerosa em sala de aula, e por fim aplicou-se um novo questionário para avaliar o desempenho dos mesmos. Os resultados comprovam a eficácia da metodologia utilizada na construção do conhecimento cientifico para o processo ensino-aprendizagem.