O estudo tem a intenção de organizar saberes da cultura popular na forma de uma proposta pedagógica de Educação Física no Ensino Fundamental I. Tratar pedagogicamente de práticas corporais com a Pluralidade Cultural brasileira e elencar elementos didáticos que contribuam com a formação inicial de professores de Instituições de Ensino Superior. Adotamos como metodologia uma revisão bibliográfica para a construção da proposta pedagógica, que dialogou com vários referenciais da Educação Física, apontando como estratégia didática a abordagem crítico-emancipatória de Elenor Kunz. Como resultados, construímos um quadro sistemático com temáticas da cultura de movimento (jogos, Capoeira, danças, esportes, ginástica, jogos, pluralidade cultural), oito elementos didáticos relativos aos procedimentos metodológicos, modo de avaliação do processo de ensino e aprendizagem das crianças nas aulas de Educação Física. Concluímos que o estudo colabora com ideias pedagógicas da formação inicial de professores, planejamentos didáticos e investigações de professores e graduandos que tratam da linguagem do movimento corporal na Educação Básica.