Há décadas educadores matemáticos discutem a possibilidade de uma Matemática que se mostre mais atrativa para os estudantes do Ensino Básico. Nessa perspectiva a abordagem de uma Matemática contextualizada tem sido alvo de muitas reflexões. Por sua vez, os livros didáticos de Matemática, que servem de apoio a muitas atividades desenvolvidas pelos professores, têm explorado, em geral, uma diversidade de situações contextualizadas. Dessa forma, como professores compreendem a contextualização da Matemática e que importância eles atribuem a uma prática pautada num tratamento contextualizado a partir do apoio em livros didáticos é uma questão relevante. Assim procuramos investigar como professores do Ensino Fundamental vivenciam em suas aulas uma Matemática contextualizada. Nossa pesquisa analisa a prática de duas professoras que lecionam 6º e 7ºAno em duas escolas do município de Goiana. Investigaremos como as duas professoras, em espaços geográficos distintos, mas usando os mesmos livros didáticos, apresentam os conceitos matemáticos nas situações propostas aos estudantes durantes as suas aulas. Nesse sentido identificaremos quais contextos são mais explorados nos livros didáticos adotados pelas professoras e quais são os contextos mais presentes em suas aulas, quais as suas concepções sobre a contextualização da Matemática, e de que forma isso tem contribuído para a construção do conhecimento matemático.