Este estudo faz parte do projeto do Projeto de Extensão da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte intitulado “Extensão a partir da Pesquisa e do Ensino: um exercício de indissociabilidade” vinculado ao Grupo de Pesquisa “Linguagem, Cognição e Subjetividade” na qual encontra-se certificado pelo CNPQ, na qual teve o objetivo de acompanhar o desenvolvimento da escrita matemática dos estudantes por meio da leitura e escrita de demonstrações e∕ou aplicações de teoremas diversos. Busca-se descrever de forma sucinta as atividades desenvolvidas por monitores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte no intuito de apontar as melhorias na compreensão e na escrita dos textos matemáticos desenvolvidos pelos mesmos. Ao explorar o papel em que a leitura e a escrita podem exercer na construção do pensamento matemático, este estudo tem como proposta contribuir para a consolidação do ensino da Matemática e oferecer um suporte teórico-metodológico para que professores repensem suas práticas pedagógicas e redirecionem suas ações no sentido de favorecer uma consolidação para o pensamento matemático dos graduandos.