O SABER E AS ESCOLHAS ALIMENTARES DE JOVENS: O ENTENDIMENTO DA RELAÇÃO SAÚDE -DOENÇA A PARTIR DA ALIMENTAÇÃO.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48278 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1355 "inscrito_id" => 8573 "titulo" => "O SABER E AS ESCOLHAS ALIMENTARES DE JOVENS: O ENTENDIMENTO DA RELAÇÃO SAÚDE -DOENÇA A PARTIR DA ALIMENTAÇÃO." "resumo" => "Considera-se fundamental que o ensino escolar possa estabelecer uma relação entre o que se aprende na escola e o que se vive no cotidiano. Dessa forma, o ensino de biologia pode contribuir, significativamente, para antecipar reflexões sobre tendências que afetam a saúde e o comportamento das pessoas. São frequentes perguntas relacionadas à saúde, na tentativa de conhecer a complexidade do corpo humano numa perspectiva científica, tais como o que fazer para manter um corpo saudável? Quais as diferenças entre alimentos in natura e os industrializados? Partindo da ideia que é possível articular o ensino escolar às necessidades cotidianas com vista aos cuidados com a vida é que desenvolvemos esta pesquisa com objetivo de procurar conhecer como um grupo de alunos do ensino médio, a partir do saber escolar, estabelecem relações entre alimentação saudável, nutrição e saúde com a perspectiva de uma vida saudável, aqui entendida como aquela que se vive livre de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que depende de uma escolha e de hábitos alimentares cuidadosos. Como procedimento metodológico a pesquisa utilizou-se das abordagens quantitativa e qualitativa, com a utilização de análise de dados descritivos, por meio da observação e aplicação de questionários. Os resultados apontam para a ideia de que o conhecimento aprendido na escola não influencia no hábito alimentar dos alunos. Por isso, podemos dizer que entre o grupo pesquisado há uma quantidade significativa de conhecimento conceitual sobre alimentação, nutrição e saúde, porém esses saberes não são mediadores das escolhas e dos hábitos alimentares dos jovens pesquisados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, BIOLOGIA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO, SAÚDE, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID8573_05092018000359.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA BATISTA DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "NAIARA VASCONCELOS" "autor_email" => "naiarabavasc@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48278 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1355 "inscrito_id" => 8573 "titulo" => "O SABER E AS ESCOLHAS ALIMENTARES DE JOVENS: O ENTENDIMENTO DA RELAÇÃO SAÚDE -DOENÇA A PARTIR DA ALIMENTAÇÃO." "resumo" => "Considera-se fundamental que o ensino escolar possa estabelecer uma relação entre o que se aprende na escola e o que se vive no cotidiano. Dessa forma, o ensino de biologia pode contribuir, significativamente, para antecipar reflexões sobre tendências que afetam a saúde e o comportamento das pessoas. São frequentes perguntas relacionadas à saúde, na tentativa de conhecer a complexidade do corpo humano numa perspectiva científica, tais como o que fazer para manter um corpo saudável? Quais as diferenças entre alimentos in natura e os industrializados? Partindo da ideia que é possível articular o ensino escolar às necessidades cotidianas com vista aos cuidados com a vida é que desenvolvemos esta pesquisa com objetivo de procurar conhecer como um grupo de alunos do ensino médio, a partir do saber escolar, estabelecem relações entre alimentação saudável, nutrição e saúde com a perspectiva de uma vida saudável, aqui entendida como aquela que se vive livre de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que depende de uma escolha e de hábitos alimentares cuidadosos. Como procedimento metodológico a pesquisa utilizou-se das abordagens quantitativa e qualitativa, com a utilização de análise de dados descritivos, por meio da observação e aplicação de questionários. Os resultados apontam para a ideia de que o conhecimento aprendido na escola não influencia no hábito alimentar dos alunos. Por isso, podemos dizer que entre o grupo pesquisado há uma quantidade significativa de conhecimento conceitual sobre alimentação, nutrição e saúde, porém esses saberes não são mediadores das escolhas e dos hábitos alimentares dos jovens pesquisados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, BIOLOGIA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO, SAÚDE, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID8573_05092018000359.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA BATISTA DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "NAIARA VASCONCELOS" "autor_email" => "naiarabavasc@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }