A pesquisa que se apresenta objetiva problematizar os debates em torno da educação escolar pública que causaram os maiores embates na Constituição brasileira de 1946 e na primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 4.024 de 1961. Busca-se entender as normas estabelecidas pela constituição de 1946 relativas a educação escolarizada e os debates em torno de uma educação pública normatizados pela primeira LDB brasileira, quais eram as instituições envolvidas e quais interesses que estavam em jogo? A abordagem da investigação é a qualitativa, utilizando a análise documental como metodologia. A religião nas escolas, impostas como norma legislativa, é uma das formas de governo dos indivíduos que compõem a sociedade realizado por interesse de instituições religiosas com apoio do poder público. No Brasil republica, a partir da inserção do ensino religioso pelo Decreto 19.941/31 realizado por Francisco Campos em 1931, e de sua normatização pela constituição de 1934, 1937 e 1946, e a manutenção na primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1961, o campo do ensino nas escolas públicas sempre foi um espaço de lutas ideológicas e interesses políticos.