A formação docente, em especial nos cursos superiores de licenciatura é tema recorrente de pesquisas acadêmicas. Nesse sentido, torna-se necessário trazer para o centro da discussão a necessidade de formar professores através de métodos de auto formação participativa. Dentre as principais metodologias vivenciais possíveis de serem aplicadas na formação de professores, destaca-se a oficina didática. Este relato de experiência tem o objetivo de descrever uma oficina, com a temática “Estratégias de Ensinagem aplicadas a Biologia”, ocorrida em um evento acadêmico do curso de Ciências Biológicas, modalidade a distância, da Universidade Estadual do Ceará. Na ocasião, a atividade foi facilitada pelo tutor a distância e vivenciada por 4 alunas. O percurso metodológico da oficina baseou-se nos círculos de cultura de Paulo Freire, dividindo-se em 3 momentos: acolhida, desenvolvimento e problematização e avaliação, e planejada para ocorrer como uma ação educativa apoiada em referenciais pedagógicos humanistas e libertadores. Durante a oficina, as alunas produziram mapas conceituais e identificaram conteúdos de biologia possíveis de serem replicados fazendo uso das estratégias “Dramatização” e “Workshop”. A experiência em oficina didática proporcionou liberdade nos discursos, trazendo resultados satisfatórios, além da firmação de vínculos e troca de conhecimentos sobre a temática das estratégias de ensinagem aplicadas a biologia.