O seguinte trabalho foi desenvolvido com o intuito de relatar a experiência vivenciadas durante a disciplina de Estágio Supervisionado I em Educação Infantil do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste. Neste caso, fizemos um percurso histórico dos avanços sobre a Educação Infantil que atualmente em nossa sociedade é direito fundamental da criança, mas nem sempre foi assim. Em seguida, destacamos as Políticas Públicas de Educação e Educação Inclusiva a fim de destacar a importância de uma educação de qualidade que contemple as diferenças e necessidades dos sujeitos. Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa do tipo etnográfica uma vez que este tipo de estudo de acordo com André (2015) “Encontra-se diante de diferentes formas de interpretação de vida.” ressaltando o caráter subjetivo dos sujeitos, suas particularidades e experiências individuais (Minayo 2001). Nesse contexto, buscamos responder a problemática: “De que forma acontecem as inserções de alunos surdos nos processos educacionais de sala de aula?”. Para responder esta questão, foram elencados como objetivos: (1) Compreender como acontecem os processos de inserção dos alunos com necessidades especiais em sala de aula; (2) Identificar os momentos e atividades de inclusão; para que dessa forma, possa se contribuir com a discussão e a prática das questões de inclusão nas escolas. Diante observado, ainda há muito a se fazer para que haja uma formação comum para o exercício da cidadania fornecendo meios para progredir no mundo fora da escola segundo garantia da Lei de diretrizes e bases (LDB) de 1996.