Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DOS MODELOS HÍBRIDOS AO ENSINO DE ESTATÍSTICA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA VIVIDA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO HÍBRIDO, AUTONOMIA DO ALUNO Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar as experiências vividas em sala de aula, numa perspectiva dos modelos híbridos, no ensino de Estatística, nos diversos cursos de graduação da FURB – Universidade Regional de Blumenau, buscando: a) identificar o interesse e a participação dos alunos durante as atividades aplicadas; b) analisar as atividades desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem diante dos conteúdos abordados; c) comparar os resultados obtidos no 1° e 2° semestre/2017. O ensino tradicional, onde o professor é o detentor e transmissor e o aluno como receptor desse conhecimento, encaminha à reflexão das didáticas docentes diferenciadas dos modelos híbridos, permitindo novas metodologias de ensino para melhor atender as necessidades dos alunos. Este trabalho vem corrobar através dos modelos híbridos possibilidades de ensino-aprendizagem dentro ou fora dos muros da universidade. Fizeram parte deste estudo 204 alunos de diversos cursos de graduação, matriculados na disciplina de Estatística, sendo que representavam 90% e 73,53% do 1° e 2° semestre/2017, respectivamente. Nesta pesquisa quantitativa avaliou-se 4 questões com critérios e pontuação numa escala de 10 até 6 e se atingiu aos objetivos. Identificou-se que as metodologias permitiram maior interesse e participação nas aulas. Os resultados da avaliação dos alunos quanto à motivação e à compreensão foram (8,64± 0,29 DP) e (8,58 ± 0,67 DP), respectivamente do 1° e 2° semestre. Ao final do trabalho observou-se na análise dos resultados que a metodologia do ensino híbrido foi satisfatória na percepção do aluno, tornando-o protagonista do processo, onde as novas práticas pedagógicas contribuíram para a sua aprendizagem.

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