O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e de campo desenvolvida a partir de literatura que traz o conto como elemento essencial para a leitura e a escrita marcado pelo momento da rotina do Centro Municipal de Educação Infantil Carlos Marinho Falcão localizado em Feira de Santana na Bahia. Traçam-se como objetivos: Analisar como o trabalho pedagógico, com diferentes tipos de contos apesentados na roda coletiva pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita na perspectiva do letramento dos discentes da Educação Infantil. O artigo foi alicerçado nas pesquisas bibliográficas e de campo, em que foram utilizadas citações de diversos autores e legislações que fundamentam a lectoescrita. Nos resultados e discussões aponta-se como é imprescindível, que no ambiente pedagógico é necessário um clima favorável à leitura, marcado por interações abertas e democráticas. A roda coletiva é um momento propício a esta interação, pois todas as crianças do CMEI estão ali reunidas, interações estas que vão permitir muitas leituras de um mesmo texto, por sujeitos que têm histórias, competências, interesses valores e crenças diferentes.Neste contexto, acredita-se que além de informar ou instruir, os livros podem dar prazer, encontrarmos meios de mostrar isso à criança, automaticamente ela vai se interessar pelas leituras. Tudo estar em ter a chance de conhecer a grande magia dos diversos tipos de contos.