Essa pesquisa tem o objetivo de identificar a concepção dos estudantes acerca da carreira de professor. Para o desenvolvimento do artigo foram utilizados autores como: Arruda et al (2014), Jesus (1997) e (2002), Rabelo (2010), Fundação Carlos Chagas (2009) que possuem ampla experiência com o tema formação de professores. Vale ressaltar que esta pesquisa foi desenvolvida a partir do Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas, (PDVL) que teve como campo de atuação a Escola Estadual Professora Amélia Coelho situada na cidade de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. O público alvo da pesquisa foram 25 (vinte e cinco) estudantes do 3º ano do Ensino Médio da referida escola. O instrumento de coleta de dados usado foi um questionário semiestruturado contendo 6 (seis) perguntas acerca do magistério. A partir dos resultados obtidos nota-se que os discentes compreendem a importância de um docente para o desenvolvimento econômico de um país, porém não almejam seguir a profissão, pois vários fatores colaboram para essa situação, tem-se: salas de aulas muito cheias, ambiente de trabalho com infraestrutura ruim, salários baixos, falta de motivação entre outros. Diante do exposto nota-se a importância de programas como o PDVL a fim de atrair os jovens a seguirem a profissão. Após analisar a discussão das respostas dos estudantes esperamos com esse trabalho melhorar o cenário atual acerca da profissão de professor.