O atletismo é um esporte que ainda é pouco explorado nas aulas de educação física, mesmo possuindo diversas possibilidades em suas modalidades, contudo por ser um esporte que possui materiais sofisticados para sua prática, quando esse conteúdo é abordado, muitas vezes o professor se limita as modalidades que não necessita de materiais, mas para que os alunos possam conhecer mais sobre o atletismo, o professor pode utilizar a criatividade e construir juntamente com os alunos os materiais alternativos necessários, o que contribuirá no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Nossa pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância da construção de materiais alternativos para a prática do atletismo nas aulas de educação física escolar, levando em consideração a realidade que a escola está inserida e tem como objetivos específicos elaborar materiais a partir da utilização de sucata e como essa construção de materiais influenciou na aprendizagem dos alunos ou na prática docente. A intervenção teve como proposta a construção de materiais pedagógicos juntamente com os educandos para o ensino do conteúdo atletismo e a partir dessa experiência, podemos concluir que a criação dos implementos enriqueceu o conhecimento sobre o atletismo e permitiu a possibilidade de conhecer e experimentar o esporte, abordando de maneira que eles ainda não tinham vivenciado nas aulas de Educação Física.