Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS COM ANEMIA FALCIFORME NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: ANEMIA FALCIFORME, APRENDIZAGEM, CRIANÇAS, FUNÇÕES EXECUTIVAS Comunicação Oral (CO) GT 09. Educação Infantil
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      A anemia falciforme (AF) é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um\r\n
      problema global de saúde pública e dentre as doenças hereditárias é a mais comum no Brasil. Em\r\n
      Pernambuco, a alta incidência é de um para cada 1.400 nascidos-vivos. O objetivo deste trabalho foi\r\n
      investigar o desempenho das funções executivas (FE) em crianças escolares com AF atendidas pelo\r\n
      HEMOPE, pois são habilidades relacionadas ao ritmo e à qualidade da aprendizagem. Este estudo\r\n
      originou-se de projeto de pesquisa aprovado pelos Comitês de Ética e Pesquisa da UFPE (Parecer:\r\n
      1.435.511) e do HEMOPE (Parecer: 1.578.277). A amostra foi distribuída em 134 participantes, na\r\n
      faixa etária de 6-11 anos, divididos entre grupos clínico e controle. Observou-se diferença significativa\r\n
      no grupo clínico, com índices abaixo do esperado para a idade, na faixa etária de 6-7 anos nas funções\r\n
      executivas, com maior quantidade de erros no FDT-Teste dos Cinco Dígitos, entre as etapas Escolha e\r\n
      Alternância (p<0,01) e na atividade Dígitos - Ordem Inversa (p<0,02). Para a faixa etária de 8-9 anos,\r\n
      os resultados mostraram diferença para o teste FDT (p<0,05) na etapa Contagem, referente ao tempo\r\n
      de execução. Já para a faixa etária de 10-11 anos, observou-se diferença estatística para os testes\r\n
      Trilhas - Parte B (p<0,01) e Dígitos - Ordem Inversa (p< 0,04). Os resultados indicam possíveis\r\n
      limitações para as funções executivas no decorrer do desenvolvimento. Estas investigações auxiliam\r\n
      na elaboração de políticas públicas e difusão científica com grupos pouco investigados no País, nas\r\n
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      os resultados mostraram diferença para o teste FDT (p<0,05) na etapa Contagem, referente ao tempo\r\n
      de execução. Já para a faixa etária de 10-11 anos, observou-se diferença estatística para os testes\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A anemia falciforme (AF) é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema global de saúde pública e dentre as doenças hereditárias é a mais comum no Brasil. Em Pernambuco, a alta incidência é de um para cada 1.400 nascidos-vivos. O objetivo deste trabalho foi investigar o desempenho das funções executivas (FE) em crianças escolares com AF atendidas pelo HEMOPE, pois são habilidades relacionadas ao ritmo e à qualidade da aprendizagem. Este estudo originou-se de projeto de pesquisa aprovado pelos Comitês de Ética e Pesquisa da UFPE (Parecer: 1.435.511) e do HEMOPE (Parecer: 1.578.277). A amostra foi distribuída em 134 participantes, na faixa etária de 6-11 anos, divididos entre grupos clínico e controle. Observou-se diferença significativa no grupo clínico, com índices abaixo do esperado para a idade, na faixa etária de 6-7 anos nas funções executivas, com maior quantidade de erros no FDT-Teste dos Cinco Dígitos, entre as etapas Escolha e Alternância (p<0,01) e na atividade Dígitos - Ordem Inversa (p<0,02). Para a faixa etária de 8-9 anos, os resultados mostraram diferença para o teste FDT (p<0,05) na etapa Contagem, referente ao tempo de execução. Já para a faixa etária de 10-11 anos, observou-se diferença estatística para os testes Trilhas - Parte B (p<0,01) e Dígitos - Ordem Inversa (p< 0,04). Os resultados indicam possíveis limitações para as funções executivas no decorrer do desenvolvimento. Estas investigações auxiliam na elaboração de políticas públicas e difusão científica com grupos pouco investigados no País, nas áreas de Educação e Psicologia Cognitiva.

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