Resumo: O presente artigo científico consiste num estudo acerca da função da poesia na formação e no desenvolvimento do leitor literário, com base na análise das concepções teóricas e metodológicas propostas pelos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa e pelos Parâmetros na Sala de Aula, ambos documentos oficiais do Estado de Pernambuco, bem como em pesquisa bibliográfica, sem esquecer a análise da visão de um docente, adquirida através de entrevista, com o intuito de relacionar esta com os Parâmetros. Tem como propósito evidenciar a relevância da poesia na formação do leitor literário, diante das características do gênero literário em questão: a polissemia, o encantamento e a beleza presentes nos textos poéticos. Com a pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico, compreendeu-se que a poesia ocupa um lugar de destaque e que contribui bastante para a formação dos leitores literários, bem como para a formação do leitor de modo geral, haja vista, facilita a aproximação dos discentes na apreciação pela Literatura, pelo fato da leitura e da interpretação proporcionarem prazer, por encantar os que a leem e os que a escutam, por despertar os múltiplos olhares para o mundo ao redor.