Em 2013 foi iniciado no Colégio estadual Canadá de Nova Friburgo-RJ o PROEMI (Projeto Ensino Médio Inovador) que previa a permanência do aluno do Ensino Médio em horário integral na escola. Além das disciplinas normais do currículo, outras foram introduzidas com o intuito de ampliar a gama de conhecimentos oferecidos aos alunos, estes cursos eram da área de Ciências, Português e Matemática, sendo que, o projeto em si, valorizava práticas inovadoras para o ensino em sala de aula. Neste contexto a adesão dos professores fez com que fossem desenvolvidas atividades extraclasses e tentativas de articulação de práticas inovadoras interdisciplinares. Foram oferecidos aos professores cursos de capacitação para tais disciplinas diferenciadas, que colaboraram para um melhor envolvimento dos mesmos. O Objetivo deste artigo é discutir as atividades realizadas no âmbito PROEMI, bem como sua importância para o desenvolvimento do aluno no que diz respeito a autonomia e protagonismo. O trabalho foi realizado basicamente a partir de consulta à documentos elaborados pela coordenação pedagógica a respeitos dos projetos e atividades. Verificamos que uma série de projetos foram desenvolvidos, além de eventos e atividades extraclasse. Foram também elaborados artigos específicos sobre o trabalho desenvolvido que oferecem um panorama geral da experiência realizada e constitui-se em importante fonte de consulta para professores. Acreditamos que a experiência ainda tendo sofrido inúmeras críticas por parte de alunos e professores é um excelente parâmetro para as dificuldades a serem vencidas e das possibilidade de oferecer ao aluno da escola pública uma melhor qualidade de ensino. Neste artigo discutimos a importância do PROEMI, bem como de suas atividades até a posterior desarticulação vivenciada na atualidade.