O presente trabalho se refere a produção de uma unidade didática para o ensino de química na EJA, baseada na metodologia dialética e construída seguindo as orientações do modelo de Design Instrucional contextualizado. Essa ação é uma iniciativa do projeto de extensão “Produção de material didático de química para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), do curso de Licenciatura Plena em Química do IFRN - Campus Pau dos Ferros e surgiu através da observação e discussão acerca da falta de materiais específicos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e levando em consideração também as dificuldades que essa modalidade de ensino enfrenta como o alto índice de evasão escolar, a heterogeneidade das turmas e a baixa autoestima desses alunos. A unidade didática produzida aborda o conteúdo de soluções, tendo como tema norteador “A água”. A produção do material levou em consideração as cinco fases propostas no modelo de Design Instrucional Contextualizado: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. A abordagem metodológica dos conteúdos seguiu os três momentos da metodológica dialética: a mobilização para o conhecimento, construção do conhecimento e síntese, buscando dessa forma proporcionar uma aprendizagem significativa, o desenvolvimento de competências e habilidades, assim como também a autonomia desses alunos. Dessa forma, é possível afirmar que foi possível produzir um material didático baseado na metodologia dialética desenvolvida por Vasconcellos (2012), que permite ao professor realizar uma avaliação da aprendizagem desses alunos por meio das questões para discussão ao final dos textos, atividades experimentais e atividades de síntese.