Os cursos de Pedagogia e licenciaturas têm sido construídos, obrigatoriamente, na interface da reformulação de seus Projetos Pedagógicos e das políticas públicas que objetivam a formação de pedagogos e professores mais qualificados. Tal característica tem permitido que outras e novas reflexões se anunciem como ponto de partida para provocações e inspirações que, neste tempo, redirecionem os futuros profissionais em educação, fornecendo-lhes vasto terreno para seu campo de atuação. Este texto objetiva, através de uma discussão inicial e, ainda, rasa, mas não menos relevante, discutir sobre e sinalizar as “contribuições” sugeridas pelo Programa Residência Pedagógica, conforme Edital CAPES Nº 06/2018, para os alunos e alunas dos cursos de Pedagogia e licenciaturas. Sob esse objetivo, a proposta de estudo aqui sugerida parte da problemática: através do Programa Residência Pedagógica, é possível vislumbrar novas configurações e itinerários formativos para o curso de Pedagogia? Enquanto politica pública, ao ser inserido no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias, no curso de Pedagogia, este Programa tem sido conduzido a proposituras que intensificam a prática da pesquisa e da práxis, dos itinerários formativos fora e dentro do Estágio Supervisionado, bem como da transversalidade dos eixos temáticas que, hoje, compõem o currículo da escola pública, numa perspectiva crítica e dialética, tão necessárias no contexto atual dos processos educativos e nos cursos de formação para professores.