Este artigo é fruto de uma pesquisa intitulada: Experiências com Dispositivos Móveis na Escola: Utilização do Aplicativo Matemática Elementar, em cumprimento de atividades realizadas na turma do 1º Ano D do Ensino Médio da Escola Estadual Gilney de Souza, localizada na cidade de São Miguel, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. A utilização de dispositivos móveis em sala de aula pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo do educando, sendo que trabalha com ferramentas tecnológicas de uso cotidiano e incentivar os jovens a utilizar os celulares e demais ferramentas para uso educativo. Considerando os conhecimentos prévios dos alunos/as que manuseiam tais equipamentos, o uso dos dispositivos móveis contribuem também para quebrar o tradicionalismo que ainda predominam em muitas escolas da contemporaneidade. A problemática abordada nessa pesquisa é: Como o uso dos dispositivos móveis podem auxiliar a realização de tarefas de matemática nos anos iniciais do Ensino Médio? Para responder a essa questão, elencamos como objetivos: Discutir os aspectos teóricos e práticos do uso dos dispositivos móveis como metodologia de ensino em matemática; Avaliar como o uso de dispositivos móveis em sala de aula contribui para o processo de inclusão digital, especificamente, na Escola Estadual Gilney de Souza. Os sujeitos envolvidos são os alunos do 1º Ano D do Ensino Médio. Utilizamos a pesquisa qualitativa como aporte teórico metodológico, no intuito de abordar as questões teóricas a partir dos resultados obtidos. Esperamos assim contribuir o processo de ensino aprendizagem na disciplina de matemática, bem como oferecer aporte teórico para pesquisas futuras.