Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA CRÍTICA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO: DESCORTINANDO O TEXTO

Palavra-chaves: ANÁLISE DO DISCURSO, LEITURA CRÍTICA, TEXTO, LINGUAGEM, LINGUAGEM Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47729
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1964
    "inscrito_id" => 7051
    "titulo" => "LEITURA CRÍTICA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO: DESCORTINANDO O TEXTO"
    "resumo" => """
      A Análise do Discurso (AD) apresenta perspectivas para o trabalho com situações textuais diversas, para a abordagem de gêneros e para o entendimento efetivo dos discursos propriamente ditos, que compõem as intenções comunicativas submersas à superfície textual. Além disso, possibilita uma abordagem sobre linguagem que seja mais abrangente no trabalho com textos em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma leitura crítica de um texto, analisando os elementos que compõem o discurso que está por trás daquilo que é mostrado no raso do texto. Por isso, o trabalho que será aqui exposto, diz respeito a uma leitura crítica com base nas ideias oriundas da AD francesa, que permite ver além daquilo que está posto, seja no texto verbal ou no texto não verbal, bem como nos textos de linguagem mista. Dessa forma, serão analisados os sujeitos do discurso, no discurso, as questões relativas à interdiscursividade, além de outros aspectos inerentes ao olhar para o texto com base na AD, como a materialidade linguística, a materialidade discursiva, além dos efeitos de sentido que podem ser produzidos a partir de um discurso. Como resultado, o que se pode perceber é que, partindo da perspectiva da AD, há a possibilidade de construção de uma série de significações que vão além da materialidade linguística e da forma de determinados gêneros. Portanto, conclui-se que é de suma importância organizar atividades ancoradas na AD.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Análise do Discurso, Leitura Crítica, Texto, Linguagem, Ensino.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DO DISCURSO, LEITURA CRÍTICA, TEXTO, LINGUAGEM, LINGUAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID7051_09092018143357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON GOMES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON"
    "autor_email" => "wellington83souza@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47729
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1964
    "inscrito_id" => 7051
    "titulo" => "LEITURA CRÍTICA NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO: DESCORTINANDO O TEXTO"
    "resumo" => """
      A Análise do Discurso (AD) apresenta perspectivas para o trabalho com situações textuais diversas, para a abordagem de gêneros e para o entendimento efetivo dos discursos propriamente ditos, que compõem as intenções comunicativas submersas à superfície textual. Além disso, possibilita uma abordagem sobre linguagem que seja mais abrangente no trabalho com textos em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma leitura crítica de um texto, analisando os elementos que compõem o discurso que está por trás daquilo que é mostrado no raso do texto. Por isso, o trabalho que será aqui exposto, diz respeito a uma leitura crítica com base nas ideias oriundas da AD francesa, que permite ver além daquilo que está posto, seja no texto verbal ou no texto não verbal, bem como nos textos de linguagem mista. Dessa forma, serão analisados os sujeitos do discurso, no discurso, as questões relativas à interdiscursividade, além de outros aspectos inerentes ao olhar para o texto com base na AD, como a materialidade linguística, a materialidade discursiva, além dos efeitos de sentido que podem ser produzidos a partir de um discurso. Como resultado, o que se pode perceber é que, partindo da perspectiva da AD, há a possibilidade de construção de uma série de significações que vão além da materialidade linguística e da forma de determinados gêneros. Portanto, conclui-se que é de suma importância organizar atividades ancoradas na AD.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Análise do Discurso, Leitura Crítica, Texto, Linguagem, Ensino.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DO DISCURSO, LEITURA CRÍTICA, TEXTO, LINGUAGEM, LINGUAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID7051_09092018143357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON GOMES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WELLINGTON"
    "autor_email" => "wellington83souza@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A Análise do Discurso (AD) apresenta perspectivas para o trabalho com situações textuais diversas, para a abordagem de gêneros e para o entendimento efetivo dos discursos propriamente ditos, que compõem as intenções comunicativas submersas à superfície textual. Além disso, possibilita uma abordagem sobre linguagem que seja mais abrangente no trabalho com textos em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma leitura crítica de um texto, analisando os elementos que compõem o discurso que está por trás daquilo que é mostrado no raso do texto. Por isso, o trabalho que será aqui exposto, diz respeito a uma leitura crítica com base nas ideias oriundas da AD francesa, que permite ver além daquilo que está posto, seja no texto verbal ou no texto não verbal, bem como nos textos de linguagem mista. Dessa forma, serão analisados os sujeitos do discurso, no discurso, as questões relativas à interdiscursividade, além de outros aspectos inerentes ao olhar para o texto com base na AD, como a materialidade linguística, a materialidade discursiva, além dos efeitos de sentido que podem ser produzidos a partir de um discurso. Como resultado, o que se pode perceber é que, partindo da perspectiva da AD, há a possibilidade de construção de uma série de significações que vão além da materialidade linguística e da forma de determinados gêneros. Portanto, conclui-se que é de suma importância organizar atividades ancoradas na AD. Palavras-chave: Análise do Discurso, Leitura Crítica, Texto, Linguagem, Ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.