Artigo Anais ABRALIC Internacional

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-157X

SOBRE O CONTEMPORÂNEO: SUPERFÍCIES CRÍTICO-POLÍTICAS E DESAFIOS DA ATUALIDADE

"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4550
    "edicao_id" => 14
    "trabalho_id" => 955
    "inscrito_id" => 1267
    "titulo" => "SOBRE O CONTEMPORÂNEO: SUPERFÍCIES CRÍTICO-POLÍTICAS E DESAFIOS DA ATUALIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho pretende buscar, em seu corpo maior, uma reflexão em torno de registros singulares da política na contemporaneidade. Na escrita/leitura desse processo, buscaremos mapear continuidades e rupturas de determinadas discussões em andamento no campo da crítica cultural, contrastando algumas produções e circuitos que nos permitam percorrer um amplo campo de relevâncias também em torno da ética e do trabalho no mundo contemporâneo. Com o intuito de tatear ressonâncias de interesse para nossa pesquisa, optamos por nomear nossos campos de discussão com ideias e noções que, ampliadas, nos permitem articular conteúdos de forma privilegiada, inventariar amostras e tatear importâncias em questões que pretendemos tornar sensíveis. Nesse caso, a partir de uma reflexão em torno da própria noção de contemporâneo qual apresentada por Giorgio Agamben, as duas superfícies às quais gostaríamos de direcionar nossa apresentação são as do amadorismo e do cuidado. Acreditamos que um dos principais traços da contemporaneidade é um amadorismo singular, em nada atrelado aos usuais sentidos pejorativos, propiciado pelo advento de alguns artefatos e artifícios próprios da atualidade, mas também sincronizado com o forte abalo das separações especializadas de nossa tradição de saber. O amadorismo que pretendemos apresentar não é apenas um corpo complexo de conhecimentos e práticas inclinados a um queimar etapas: acreditamos que a importância de “mantermo-nos na relação justa com uma ignorância, deixar que um desconhecimento guie e acompanhe os nossos gestos” (AGAMBEN, 2010, p. 132) reflete-se no entendimento, por fim, da “condição do amador como uma posição teórica e política” (RANCIÈRE, 2012:16). Buscaremos, portanto, ampliar as amostras e o escopo dos termos pelo qual dizemos, definimos e praticamos o amadorismo.Por sua vez, há de se fazer notar a presença marcante que a ideia de cuidado alcança na contemporaneidade. Não faz parte de nosso foco o conjunto de serviços, produtos e tecnologias atrelados a um cuidado com o corpo e com o mundo em que vivemos (sem dúvidas representantes também de tal importância), tampouco a sua expressão mercantil, a da sustentabilidade. Se as variadas formas de musealização (o tombamento de cidades, etnias e gêneros culturais) articulam-se melhor com nosso campo de interesses, este atenta, principalmente, para uma versatilidade promíscua que tal ideia tem sustentado na esfera da convivência pública e, em particular, da diplomacia e política internacional. Gostaríamos de investigar a presença do cuidado como dispositivo-respaldo, aparência especiosa, habitat discursivo privilegiado para a articulação de ações não raro municiadas por forças e protocolos da truculência, da dissimulação do reacionário e da hipocrisia – nesse caso, dirigimo-nos ao campo das interações da política internacional, buscando eventos, fenômenos e acontecimentos que nos permitam tensionar o cuidado como dobra de manipulação da opinião pública a partir de interesses polarizados e alheios à mesma."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1267_1cd2aaa56e0ae0c3c2e18571e4e03a02.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO CASCARDO"
    "autor_nome_curto" => "CASCA"
    "autor_email" => "rcascardo@gmail.com"
    "autor_ies" => "PUC-RIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic-internacional"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional"
    "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013"
    "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png"
    "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 12
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4550
    "edicao_id" => 14
    "trabalho_id" => 955
    "inscrito_id" => 1267
    "titulo" => "SOBRE O CONTEMPORÂNEO: SUPERFÍCIES CRÍTICO-POLÍTICAS E DESAFIOS DA ATUALIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho pretende buscar, em seu corpo maior, uma reflexão em torno de registros singulares da política na contemporaneidade. Na escrita/leitura desse processo, buscaremos mapear continuidades e rupturas de determinadas discussões em andamento no campo da crítica cultural, contrastando algumas produções e circuitos que nos permitam percorrer um amplo campo de relevâncias também em torno da ética e do trabalho no mundo contemporâneo. Com o intuito de tatear ressonâncias de interesse para nossa pesquisa, optamos por nomear nossos campos de discussão com ideias e noções que, ampliadas, nos permitem articular conteúdos de forma privilegiada, inventariar amostras e tatear importâncias em questões que pretendemos tornar sensíveis. Nesse caso, a partir de uma reflexão em torno da própria noção de contemporâneo qual apresentada por Giorgio Agamben, as duas superfícies às quais gostaríamos de direcionar nossa apresentação são as do amadorismo e do cuidado. Acreditamos que um dos principais traços da contemporaneidade é um amadorismo singular, em nada atrelado aos usuais sentidos pejorativos, propiciado pelo advento de alguns artefatos e artifícios próprios da atualidade, mas também sincronizado com o forte abalo das separações especializadas de nossa tradição de saber. O amadorismo que pretendemos apresentar não é apenas um corpo complexo de conhecimentos e práticas inclinados a um queimar etapas: acreditamos que a importância de “mantermo-nos na relação justa com uma ignorância, deixar que um desconhecimento guie e acompanhe os nossos gestos” (AGAMBEN, 2010, p. 132) reflete-se no entendimento, por fim, da “condição do amador como uma posição teórica e política” (RANCIÈRE, 2012:16). Buscaremos, portanto, ampliar as amostras e o escopo dos termos pelo qual dizemos, definimos e praticamos o amadorismo.Por sua vez, há de se fazer notar a presença marcante que a ideia de cuidado alcança na contemporaneidade. Não faz parte de nosso foco o conjunto de serviços, produtos e tecnologias atrelados a um cuidado com o corpo e com o mundo em que vivemos (sem dúvidas representantes também de tal importância), tampouco a sua expressão mercantil, a da sustentabilidade. Se as variadas formas de musealização (o tombamento de cidades, etnias e gêneros culturais) articulam-se melhor com nosso campo de interesses, este atenta, principalmente, para uma versatilidade promíscua que tal ideia tem sustentado na esfera da convivência pública e, em particular, da diplomacia e política internacional. Gostaríamos de investigar a presença do cuidado como dispositivo-respaldo, aparência especiosa, habitat discursivo privilegiado para a articulação de ações não raro municiadas por forças e protocolos da truculência, da dissimulação do reacionário e da hipocrisia – nesse caso, dirigimo-nos ao campo das interações da política internacional, buscando eventos, fenômenos e acontecimentos que nos permitam tensionar o cuidado como dobra de manipulação da opinião pública a partir de interesses polarizados e alheios à mesma."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1267_1cd2aaa56e0ae0c3c2e18571e4e03a02.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO CASCARDO"
    "autor_nome_curto" => "CASCA"
    "autor_email" => "rcascardo@gmail.com"
    "autor_ies" => "PUC-RIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic-internacional"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional"
    "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013"
    "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png"
    "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 12
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2013

Resumo

O presente trabalho pretende buscar, em seu corpo maior, uma reflexão em torno de registros singulares da política na contemporaneidade. Na escrita/leitura desse processo, buscaremos mapear continuidades e rupturas de determinadas discussões em andamento no campo da crítica cultural, contrastando algumas produções e circuitos que nos permitam percorrer um amplo campo de relevâncias também em torno da ética e do trabalho no mundo contemporâneo. Com o intuito de tatear ressonâncias de interesse para nossa pesquisa, optamos por nomear nossos campos de discussão com ideias e noções que, ampliadas, nos permitem articular conteúdos de forma privilegiada, inventariar amostras e tatear importâncias em questões que pretendemos tornar sensíveis. Nesse caso, a partir de uma reflexão em torno da própria noção de contemporâneo qual apresentada por Giorgio Agamben, as duas superfícies às quais gostaríamos de direcionar nossa apresentação são as do amadorismo e do cuidado. Acreditamos que um dos principais traços da contemporaneidade é um amadorismo singular, em nada atrelado aos usuais sentidos pejorativos, propiciado pelo advento de alguns artefatos e artifícios próprios da atualidade, mas também sincronizado com o forte abalo das separações especializadas de nossa tradição de saber. O amadorismo que pretendemos apresentar não é apenas um corpo complexo de conhecimentos e práticas inclinados a um queimar etapas: acreditamos que a importância de “mantermo-nos na relação justa com uma ignorância, deixar que um desconhecimento guie e acompanhe os nossos gestos” (AGAMBEN, 2010, p. 132) reflete-se no entendimento, por fim, da “condição do amador como uma posição teórica e política” (RANCIÈRE, 2012:16). Buscaremos, portanto, ampliar as amostras e o escopo dos termos pelo qual dizemos, definimos e praticamos o amadorismo.Por sua vez, há de se fazer notar a presença marcante que a ideia de cuidado alcança na contemporaneidade. Não faz parte de nosso foco o conjunto de serviços, produtos e tecnologias atrelados a um cuidado com o corpo e com o mundo em que vivemos (sem dúvidas representantes também de tal importância), tampouco a sua expressão mercantil, a da sustentabilidade. Se as variadas formas de musealização (o tombamento de cidades, etnias e gêneros culturais) articulam-se melhor com nosso campo de interesses, este atenta, principalmente, para uma versatilidade promíscua que tal ideia tem sustentado na esfera da convivência pública e, em particular, da diplomacia e política internacional. Gostaríamos de investigar a presença do cuidado como dispositivo-respaldo, aparência especiosa, habitat discursivo privilegiado para a articulação de ações não raro municiadas por forças e protocolos da truculência, da dissimulação do reacionário e da hipocrisia – nesse caso, dirigimo-nos ao campo das interações da política internacional, buscando eventos, fenômenos e acontecimentos que nos permitam tensionar o cuidado como dobra de manipulação da opinião pública a partir de interesses polarizados e alheios à mesma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.