Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DO PNAIC: ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, PNAIC, TEORIA, PRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O objetivo desde estudo é analisar as formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa–PNAIC em Mossoró-RN e as ações positivas para os docentes alfabetizadores. Esta Pesquisa emergiu a partir da necessidade de sabermos se o conhecimento teórico do curso o qual ministrávamos estava chegando até o aluno, a partir da prática dos professores e supervisores, que participavam do PNAIC, garantindo ao aluno o avanço no seu processo de aprendizagem. As turmas totalizavam 45 profissionais da educação que cursavam o referido programa que teve início em 2013, porém, somente oito participaram da pesquisa que foi realizada com professores dos anos iniciais no período 2017/2018. Tendo como instrumento de coleta de dados utilizado o questionário aberto com três perguntas sobre a teoria e a prática destes profissionais, aplicado em 2 (duas) turmas de educadores das escolas da Zona Urbana e Rural. Observamos que os resultados foram relevantes, e que a formação continuada trouxe ações significativas para os educadores e resultados para os educandos. Contudo, percebemos que os professores precisam de novas formações, estudos para conhecer mais sobre o processo de ensino e aprendizagem que servirá como base para suas práticas cotidianas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.