Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRAJETORIA HISTÓRICA DAS ESCOLAS TÉCNICAS DO RIO GRANDE DO NORTE E SUA EXPANSÃO.

Palavra-chaves: ESCOLAS TÉCNICAS, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, ENSINO TÉCNICO Comunicação Oral (CO) GT 03. História da Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Nesse artigo, delineia-se a trajetória histórica acerca das Escolas Técnicas do Rio Grande do Norte, onde a sua expansão começou quando o então presidente Nilo Peçanha decretou a abertura das escolas de aprendizes e artífices, A Escola de Aprendizes Artífices de Natal, inaugurada em 3 de janeiro de 1910. Foi então a partir desse momento que o ensino profissional e técnico passou a ser considerado essencial para a expansão da economia, até chegar aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologias-IFRN que se encontram espalhados pelo estado. Com base na criação das primeiras escolas técnicas as mudanças da Ciência e da Tecnologia se processavam de maneira vagarosa, o ensino profissional esteve voltado ao desenvolvimento das capacidades específicas, vinculado a uma determinada tarefa ou posto de trabalho. A Educação Profissional Tecnológica assume cada vez mais importância, como elemento estratégico para a construção da cidadania e para uma melhor inserção de jovens e trabalhadores na sociedade. O objetivo dessa pesquisa é uma investigação acerca da trajetória das escolas técnicas no Rio Grande do Norte desde das Escola de Aprendizes Artífices até a atualidade que são os Institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN e sua expansão e interiorização no contexto atual das Escolas Técnicas e sua importância para fomenta o desenvolvimento socioeconômico local e regional. Para efetivação dessa investigação realizamos uma pesquisa bibliográfica, através da qual foram consultadas literaturas relativas ao tema em estudo, a partir de artigos e livros publicados sobre o tema em questão

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