Partindo da perspectiva portuguesa que trata a aprendizagem como um direito que deve ocorrer ao longo de toda a vida do ser humano, a Educação e Formação de Adultos (EFA) assume um lugar importante para o cumprimento de tal direito. Neste sentido várias instituições ofertam essa modalidade de ensino, mas o presente artigo emerge das visitas realizadas em uma universidade sênior e uma escola secundária em Portugal. Foram realizadas observações etnográficas e entrevista semiestruturada. Objetivou identificar as finalidades/políticas educativas propostas para a educação de adultos referentes a cada instituição, conhecer as ações e os objetivos educativos de cada uma e caracterizar o papel dos agentes educativos envolvidos em cada contexto. As observações ocorreram em ambos os contextos institucionais, mas especificamente ao atendimento da Educação e Formação de Adultos e as entrevistas foram feitas com um agente educativo de cada contexto pesquisado, além de conversas com os estudantes. Os resultados sugerem a importância das diferentes finalidades educativas das instituições pesquisadas, não somente para o público-alvo, mas para a sociedade. Mesmo averiguando que cada instituição propõe trajetos educacionais diferentes, mas é fundamental que o trajeto esteja centrado no educando, na sua qualidade de vida e melhor intervenção social. Com isso, os agentes educativos possuem um papel social crucial nessa área, já que devem possibilitar o desenvolvimento e a valorização da diversidade da experiência individual e coletiva, favorecendo aos educandos uma aprendizagem compartilhada.