Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONFIGURAÇÕES DO DIABO NA LITERATURA DE CORDEL: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: CORDEL, ENSINO, LETRAMENTO LITERÁRIO, FORMAÇÃO LEITORA Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
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      imaginário cultural dos povos do Ocidente e sua representação na literatura popular corresponde a\r\n
      um misto de tensões sociais com atributos histórico-religiosos a ele atribuídos, Deste modo este artigo\r\n
      pretende mostrar as interações de leitura sobre a configuração do diabo e sua (des) construção em\r\n
      alguns folhetos de cordel, realizada no 9° ano, na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio\r\n
      André Gadelha em prol tanto da verificação do imaginário místico-religioso quanto do rompimento\r\n
      com o seu caráter de potência do mal. A metodologia proposta para este trabalho corresponde a dez\r\n
      oficinas de leitura de cordéis, envolvendo o emprego das Múltiplas Linguagens na vivência dos\r\n
      conteúdos dos cordéis. Os questionamentos que motivaram esse trabalho foram: De que modo a\r\n
      literatura de cordel aborda a figura do diabo? Como o humor atua na desconstrução da esperteza e\r\n
      malignidade desse ser sobrenatural? Como as múltiplas linguagens podem auxiliar nas experiências\r\n
      sensíveis com o texto poético e promover a interação entre os saberes culturais e os conhecimentos\r\n
      advindos da leitura? Para isso, ancoramo-nos nos seguintes teóricos Bordini e Aguiar (1993),\r\n
      Nogueira (1986), Stanford (2003), Martins (2006), Pinheiro (2011), dentre outros. Essa experiência\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Visto, conforme Nogueira (1986) como uma construção social e humanamente necessária para se educar contra a culpa pelo mal, a violência, a dor da alma e a infelicidade, o diabo faz parte do imaginário cultural dos povos do Ocidente e sua representação na literatura popular corresponde a um misto de tensões sociais com atributos histórico-religiosos a ele atribuídos, Deste modo este artigo pretende mostrar as interações de leitura sobre a configuração do diabo e sua (des) construção em alguns folhetos de cordel, realizada no 9° ano, na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio André Gadelha em prol tanto da verificação do imaginário místico-religioso quanto do rompimento com o seu caráter de potência do mal. A metodologia proposta para este trabalho corresponde a dez oficinas de leitura de cordéis, envolvendo o emprego das Múltiplas Linguagens na vivência dos conteúdos dos cordéis. Os questionamentos que motivaram esse trabalho foram: De que modo a literatura de cordel aborda a figura do diabo? Como o humor atua na desconstrução da esperteza e malignidade desse ser sobrenatural? Como as múltiplas linguagens podem auxiliar nas experiências sensíveis com o texto poético e promover a interação entre os saberes culturais e os conhecimentos advindos da leitura? Para isso, ancoramo-nos nos seguintes teóricos Bordini e Aguiar (1993), Nogueira (1986), Stanford (2003), Martins (2006), Pinheiro (2011), dentre outros. Essa experiência evidencia não só as possibilidades de resgate cultural nas práticas pedagógicas, como também a discussão dos modos de (re)ver , pensar e sentir as expressões coletivas localizadas.

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