Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO ESCOLAR: OLHAR DO PROFESSOR SOBRE OS DESAFIOS E BARREIRAS

Palavra-chaves: NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL, INCLUSÃO, DESAFIOS Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47635
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4254
    "inscrito_id" => 4948
    "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: OLHAR DO PROFESSOR SOBRE OS DESAFIOS E BARREIRAS"
    "resumo" => "O processo de inclusão do estudante com deficiência ainda consiste em um grande desafio para o educador que não se vê preparado para desenvolver metodologias e estratégia que envolvam este aluno e possibilite a aquisição de novas habilidades por parte deste. Dessa maneira, é de extrema importância avaliar quais são esses desafios para então, alcançar instrumentos de inclusão. Diante disso, este trabalho tem como objetivo compreender o olhar do professor sobre a inclusão, analisando quais os desafios e barreiras que se aplicam nesse processo. Para alcançar tal objetivo, foram levantadas questões referentes as deficiências atendidas, bem como o desenrolar das atividades docente para os alunos que apresentam as Necessidades Educacionais Especiais (NEE), sendo aplicado um questionário com professores de uma escola estadual do RN. A partir do instrumento aplicado, foi verificado que todos os professores se consideram despreparados para atender o aluno com deficiência e consideram ser necessário a realização de capacitação e treinamento com os docentes, além de redefinir a quantidade de alunos por sala e melhorar a estrutura física da escola para que o estudante se sinta parte da escola e o professor encontre meios para inseri-lo efetivamente no processo educacional. Assim, este trabalho considerou a visão do professor sobre a inclusão do estudante com deficiência, tornando-se ainda, um instrumento para futuras intervenções e orientações para consolidar e facilitar a atuação do professor junto ao público-alvo da educação especial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL, INCLUSÃO, DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID4948_17092018202050.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA DANIELE FERNANDES BEZERRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA BEZERRA"
    "autor_email" => "prisciladani@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47635
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4254
    "inscrito_id" => 4948
    "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: OLHAR DO PROFESSOR SOBRE OS DESAFIOS E BARREIRAS"
    "resumo" => "O processo de inclusão do estudante com deficiência ainda consiste em um grande desafio para o educador que não se vê preparado para desenvolver metodologias e estratégia que envolvam este aluno e possibilite a aquisição de novas habilidades por parte deste. Dessa maneira, é de extrema importância avaliar quais são esses desafios para então, alcançar instrumentos de inclusão. Diante disso, este trabalho tem como objetivo compreender o olhar do professor sobre a inclusão, analisando quais os desafios e barreiras que se aplicam nesse processo. Para alcançar tal objetivo, foram levantadas questões referentes as deficiências atendidas, bem como o desenrolar das atividades docente para os alunos que apresentam as Necessidades Educacionais Especiais (NEE), sendo aplicado um questionário com professores de uma escola estadual do RN. A partir do instrumento aplicado, foi verificado que todos os professores se consideram despreparados para atender o aluno com deficiência e consideram ser necessário a realização de capacitação e treinamento com os docentes, além de redefinir a quantidade de alunos por sala e melhorar a estrutura física da escola para que o estudante se sinta parte da escola e o professor encontre meios para inseri-lo efetivamente no processo educacional. Assim, este trabalho considerou a visão do professor sobre a inclusão do estudante com deficiência, tornando-se ainda, um instrumento para futuras intervenções e orientações para consolidar e facilitar a atuação do professor junto ao público-alvo da educação especial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL, INCLUSÃO, DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID4948_17092018202050.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA DANIELE FERNANDES BEZERRA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA BEZERRA"
    "autor_email" => "prisciladani@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O processo de inclusão do estudante com deficiência ainda consiste em um grande desafio para o educador que não se vê preparado para desenvolver metodologias e estratégia que envolvam este aluno e possibilite a aquisição de novas habilidades por parte deste. Dessa maneira, é de extrema importância avaliar quais são esses desafios para então, alcançar instrumentos de inclusão. Diante disso, este trabalho tem como objetivo compreender o olhar do professor sobre a inclusão, analisando quais os desafios e barreiras que se aplicam nesse processo. Para alcançar tal objetivo, foram levantadas questões referentes as deficiências atendidas, bem como o desenrolar das atividades docente para os alunos que apresentam as Necessidades Educacionais Especiais (NEE), sendo aplicado um questionário com professores de uma escola estadual do RN. A partir do instrumento aplicado, foi verificado que todos os professores se consideram despreparados para atender o aluno com deficiência e consideram ser necessário a realização de capacitação e treinamento com os docentes, além de redefinir a quantidade de alunos por sala e melhorar a estrutura física da escola para que o estudante se sinta parte da escola e o professor encontre meios para inseri-lo efetivamente no processo educacional. Assim, este trabalho considerou a visão do professor sobre a inclusão do estudante com deficiência, tornando-se ainda, um instrumento para futuras intervenções e orientações para consolidar e facilitar a atuação do professor junto ao público-alvo da educação especial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.