Este trabalho tem por objetivo compreender as implicações da alternância de professores para a prática pedagógica na Escola do Campo Benjamim Felisberto da Silva, localizada na fazenda 21 de Março, povoado Gruta D’água em Arapiraca – AL, para desenvolver este artigo a metodologia utilizada na pesquisa é a abordagem qualitativa, através de observações, entrevistas semi-estruturadas, análise documental, adotamos como fundamentação teórica a Pedagogia Freiriana, como também Bof (2006); Libâneo (2002); Veiga (2002). A escola preza pela valorização da identidade do sujeito do campo, a cultura, o saber popular em junção com os conteúdos curriculares propostos, despertando o sentimento de reconhecimento e pertencimento a sua comunidade, parte da perspectiva da educação problematizadora e histórico-crítico contextualizando a educação do campo. A partir da pesquisa foi possível compreender o ensino contextualizado e a contribuição da prática pedagógica voltada para uma pedagogia crítica, pois entendemos que incita os estudantes a questionarem, a desafiarem as crenças e práticas que lhes são ensinadas e com isso, construir o conhecimento para modificar a realidade social.