SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
A LITERATURA COMO MEMÓRIA DA MULHER AFRICANA E PONTAPÉ PARA DISCUSSÃO SOBRE MULHER BRASILEIRA.
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Com o romance gráfico Aya de Yopougon, de Marguerite Abouet e Clément Oubrerie; o conto Marcelina, do livro A cidade e a infância, de José Luandino; e o trecho do documentário Cartas para Angola, dirigido por Coraci Ruiz e Julio Matos pretende-se alcançar discussões junto aos alunos, sobre como a literatura reflete a voz feminina africana e como tais perspectivas podem ser comparadas às vivências individuais dos mesmos. Através do conceito de memória apresentado em (ACHARD, 1999) é proposto aos alunos, reflexão crítica sob os relatos literários de um povo, de um grupo que carrega em si vivências históricas, políticas, ideológicas verossímeis aos relatos do “mediador-escritor” (BOSI, 2013). O trabalho justifica-se a partir do momento que se propõe aos alunos resgatar memórias de sua vida sobre comportamentos das mulheres diante a figura masculina, propor através dos textos, comparações entre as mulheres-protagonistas e suas vivências nas relações homem-mulher e acima de tudo tornar a literatura africana um objeto de estudo menos desconhecido entre os alunos." 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